Por Jessica Chalegra | A Natura expandiu seu portfólio de atuação com o lançamento da Bluma, uma plataforma inovadora que conecta consumidores a serviços de beleza e bem-estar. O lançamento tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a marca e seus clientes, com soluções personalizadas, acessíveis e práticas para o cuidado pessoal. Apostando na tendência de serviços sob demanda e na crescente busca por experiências, a Bluma promete facilitar o acesso a cuidados com a beleza.
“Bluma nasceu para, de fato, ser uma parceira na vida de mulheres e homens que estão vivendo essa vida intensa, que é difícil se priorizar”, pontua Maria Eduarda de Sá Cavalcanti, diretora de novos negócios da Natura. “A ideia é que se sentir bem, bonita e cuidada não seja mais um peso na vida das pessoas de hoje. Seja uma pausa merecida para massagem reparadora na sexta à noite ou a manicure em uma brecha que surgiu e última hora no meio da semana enquanto você trabalha. Além de te ajudar a fazer caber mais momentos de você na rotina, queremos ser um lembrete da importância desse cuidado”.
A ideia central da plataforma é proporcionar bem-estar em diferentes cenários. A empresa já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, além de aeroportos como Congonhas e Santos Dumont, com previsão de expansão para o Galeão. Além disso, é possível também que uma profissional vá até o local que a cliente está, seja em casa ou no trabalho. O portfólio de serviços é diverso, podendo englobar, de acordo com cada praça, as categorias de unhas, massagem, cabelos e outros, como spa facial e depilação. Os serviços são agendados através do aplicativo Bluma.
A plataforma também oferece serviços de beleza em eventos, ampliando sua presença nesse segmento em crescimento. “O Bluma tem se destacado em eventos, proporcionando experiências diferenciadas, como massagens e maquiagens, e também está disponível para o público corporativo, oferecendo benefícios personalizados para empresas”, explica. Além disso, a empresa está lançando espaços Bluma em spas e eventos, promovendo uma experiência completa de bem-estar.
Treinamento e geração de renda
Para José Manuel, vice-presidente de Novos Negócios da Natura, a empresa imprimiu sua essência e confiança em Bluma. “Para a Natura, as relações são um aspecto primordial do negócio, o que também está presente em Bluma por meio do vínculo entre o cliente e a especialista. Todo o portfólio de serviços foi pensado a partir da escuta desses dois grandes grupos, proporcionando um atendimento de alta qualidade e seguro, com a praticidade e conveniência que o cliente precisa, feito por alguém que tem autonomia em sua agenda e que pode ganhar até 3x mais do que receberia se estivesse atuando no salão de beleza”, explica.
Assim como acontece com as Consultoras de Beleza Natura e Avon, as especialistas são o pilar central do propósito de Bluma. A plataforma atua como facilitadora para a criação de um vínculo entre elas e o cliente, visando a construção de uma relação duradoura, baseada em conhecimento técnico e credibilidade para ambas as partes. Para que isso ocorra com foco na valorização e desenvolvimento profissional das especialistas, a plataforma conta com uma estrutura composta por centros de treinamentos, normas e políticas de biossegurança e repasses acima dos praticados no mercado.
“Nosso objetivo é impulsionar o crescimento profissional das especialistas e fomentar o empreendedorismo feminino, com autonomia e aumento de renda. Cerca de 99% das nossas especialistas são mulheres, muitas delas são mães, e é claro que levamos isso em consideração nas oportunidades”, diz José Manuel.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as especialistas já têm acesso a um local pensado especialmente para elas. A Casa Bluma tem treinamentos para desenvolvimento profissional e pessoal, e ainda permite que possam descansar ou almoçar, recarregar seus dispositivos e esterilizar equipamentos entre os atendimentos. A expectativa é disponibilizar a mesma estrutura para artistas de Belo Horizonte e Brasília em breve.
“Criamos essa marca e essa proposta ampliada para mulheres e homens que precisam encontrar esse bem-estar em qualquer espacinho de tempo que sobra no dia a dia, e de fato deixar esse cuidado com si mesmo algo possível nessa rotina. A ideia é que, através de tecnologia de uma de uma plataforma integrada e através de muito cuidado, consigamos entregar e fazer esse bem-estar se cada vez mais possível”, frisa Maria Eduarda.
Políticas de biossegurança
Além de padronização de vestimenta, materiais e no próprio contato com as clientes, Bluma focou no cuidado com a biossegurança durante sua estratégia de crescimento. As especialistas contam com treinamentos específicos para garantir que 100% dos atendimentos sejam realizados com materiais esterilizados, conforme regras da Vigilância Sanitária e da Anvisa. No aplicativo das especialistas, uma sessão dedicada à biossegurança permite o monitoramento da esterilização dos materiais e a documentação do procedimento, com imagens que comprovam a qualidade do serviço.
Para os clientes são disponibilizadas informações detalhadas sobre a qualidade e biossegurança dos serviços e uma seção exclusiva para que possam certificar que o procedimento foi realizado com os materiais esterilizados.
Fonte: Consumidor Moderno