Por Juliana Schincariol | A Multiplan tem duas expansões em andamento e outras quatro em estudo, segundo o presidente da administradora de shoppings centers, Eduardo Peres. De acordo com o executivo, os novos projetos serão lançados após a consolidação dos atuais.
“Voltamos a estudar (expansões) e estão no nosso pipeline Morumbi, São Caetano, Jundiaí e Maceió. Quando [elas irão ocorrer] depende da demanda de cada uma e onde sentimos mais pressão por lojas, e também para complementar o mix dos shoppings”, afirmou Peres, durante teleconferência com analistas para comentar os resultados do primeiro trimestre de 2023. Os dois projetos de expansão em andamento são os do Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG) e o Park Shopping Barigüi, localizado em Curitiba (PR).
Na noite de ontem, a Multiplan informou que teve lucro líquido de R$ 207,2 milhões no primeiro trimestre, alta de 20,8% em comparação com um ano antes. A margem líquida ficou em 43,9%, aumento de 3,1 pontos.
Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da Multiplan, Armando D´Almeida Neto, a companhia está entrando em um “ambiente saudável” dos custos de ocupação. “Nossa expectativa é continuar crescendo nossas receitas com impacto nos custos de ocupação”, disse.
Segundo Peres, hoje há uma dificuldade em ocupar lojas maiores. “Tem muita demanda por espaços menores, é sempre mais fácil. Há empresas mais estruturadas, mas ao mesmo tempo tem retração do crédito para esse segmento. Não podemos deixar de levar em consideração o evento Lojas Americanas que atrapalhou a ocupação de lojas maiores”. O objetivo, segundo o executivo, é “fechar a vacância” dos shoppings o mais rápido possível. O ritmo de locações no primeiro trimestre ficou um pouco abaixo da expectativa da companhia, acrescentou.
Os executivos não deram detalhes sobre a situação das 15 lojas das Americanas que existem nos shoppings das Multiplan. “Seria difícil falar agora, uma hora um segmento está melhor, há mudanças em determinadas operações”, disse Neto.
Fonte: Valor Econômico