Administradora de shopping centers já tem duas expansões em andamento em BH e Curitiba, e abre neste mês um novo shopping no Rio de Janeiro
Por Juliana Schincariol
A administradora de shoppings centers Multiplan planeja construir nova expansão do Morumbi Shopping, em São Paulo, em 2022, disse nesta quinta-feira (28) o presidente da companhia, José Isaac Peres, em teleconferência com analistas. A companhia já tem duas expansões em andamento, do DiamondMall, em Belo Horizonte, e do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, que demandaram investimentos de R$ 11, 9 milhões no terceiro trimestre.
Além disso, a Multiplan vai inaugurar em 18 de novembro um novo shopping, na região oeste do Rio de Janeiro, que já tem ocupação de 95% de lojas. A empresa também tem em andamento um empreendimento imobiliário em Porto Alegre, chamado de Golden Lake, próximo ao Barra Shopping Sul. O projeto compreende sete condomínios, com valor geral de vendas (VGV) esperado de R$ 4 bilhões, e investimento total estimado é de R$ 2,5 bilhões.
A Multiplan anunciou o lançamento do projeto em 5 de outubro, e até o dia 25, 31 unidades foram vendidas, que correspondem a R$ 162 milhões em vendas. O primeiro projeto lançado é um empreendimento voltado a alta renda, com apartamentos vendidos de R$ 3 a R$ 5 milhões.1 de 1 José Isaac Peres: ova expansão do Morumbi Shopping, em São Paulo, em 2022 — Foto: Valor
José Isaac Peres: ova expansão do Morumbi Shopping, em São Paulo, em 2022 — Foto: Valor
Outubro deve ser o primeiro mês a superar 2019, diz diretor
Outubro deve ser o primeiro mês a ter vendas totais superiores às do mesmo mês em 2019 nos shoppings da Multiplan. Até o último dia 25, foi registrado crescimento de 9,7%. O resultado mostra um recorde de vendas, segundo o diretor vice-presidente financeiro e de relações com investidores, Armando D’Almeida. “Estamos animados com o fim do ano. O turismo interno cresceu muito por conta de restrições de viagens”, disse o executivo, em entrevista ao Valor.
A retomada completa das atividades ainda depende dos fim das restrições à circulação nos munícipios, que impactaram comércio e serviços ao longo da pandemia. O portfólio da companhia tem 19 shoppings. Ao longo da pandemia, algumas operações ficaram fechadas por mais de seis meses.
“Eventos de moda e gastronomia foram suspensos e ainda não podemos realizá-los em sua plenitude. O shopping não é só lugar de comprar. O próprio operador de varejo online está buscando espaços físicos”, afirma. Redes como Westwing e Amaro, que começaram suas atividades online, terão lojas em shoppings da Multiplan.
Oito shopping centers superaram os níveis de vendas de 2019, caso do VillageMall, no Rio. O empreendimento foi beneficiado por suas lojas de artigos de luxo e apresentou o maior crescimento percentual em relação ao terceiro trimestre de 2019 (26,3%). Quando comparadas ao ano passado, as vendas aumentaram 70,1%.
Na ponta oposta, o shopping Vila Olímipia, que fica em região de escritórios em São Paulo e é impactado pelo home office, ainda tem recuo de 49,9% das vendas em relação a 2019. Em relação ao ano passado, as vendas subiram mais de 50%.
A Multiplan informou nesta quarta-feira (27) que teve lucro líquido de R$ 99,4 milhões no terceiro trimestre, o que representa queda de 82,5% na comparação com o mesmo período de 2020, quando a venda de uma propriedade teve impacto positivo sobre o resultado. Em julho do ano passado, o edifício Diamond Tower, parte do Morumbi Corporate Towers, em São Paulo, foi comprado por um fundo do BTG Pactual.
Em contrapartida, a receita líquida cresceu 50,4% entre julho e setembro, para R$ 317,1 milhões. A receita de locação dos shoppings mais que dobrou, para R$ 302 milhões. Já a receita de serviços chegou a R$ 21,8 milhões no período, avanço de 50,5% na base anual.
As vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) subiram 72,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, quando a companhia ainda sentia efeitos de restrição da circulação por conta da pandemia de covid-19. No terceiro trimestre, as vendas dos lojistas de seus 19 shoppings centers somaram R$ 3,7 bilhões no terceiro trimestre, o correspondente a 168,3% do apurado no mesmo período de 2020, e 98,3% do registrado entre julho e setembro de 2019.
Mais da metade dos investimentos no terceiro trimestre, de R$ 124,5 milhões, foram voltados para a construção do ParkJacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Fonte: Valor Econômico