Por Redação | Com o crescimento das vendas online, a Heineken tem se reinventado e recentemente criou o ePICOS Awards, uma premiação que avalia a execução digital de varejistas com o propósito de aperfeiçoar estratégias de e-commerce e ampliar a visibilidade dos produtos nos canais digitais.
No último ano, o supermercado Zona Sul, do Rio de Janeiro, foi premiado na categoria Diamante, enquanto as redes Muffato, GPA, Angeloni e Grupo Mateus conquistaram a posição Ouro.
O Grupo Heineken está constantemente valorizando ações e atuando em parceria com o varejo, tanto no trade marketing online como físico, com o intuito de criar uma melhor experiência, sempre alinhada em ambos os canais.
O tema, em suas diversas nuances, será abordado no Trade Connection, evento realizado pela SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, no dia 29 de agosto. O encontro reunirá os maiores especialistas em trade marketing, dentre eles Ricardo Piccoli, Sr. Director – Special Channels & Trade da Heineken.
Com uma trajetória recente, o prêmio, lançado em 2022, surgiu da necessidade de dar mais ênfase para a Fotografia de Sucesso Digital, por isso também o nome “ePICOS”, que significa Electronic Picture of Success – um indicador que mede a atratividade do produto para o consumidor. Segundo parceiros da empresa, este é um critério essencial para incentivar a conclusão da compra.
“Existe um certo distanciamento entre as indústrias e o varejo em serem cocriadores, responsáveis e premiados por uma execução digital exemplar, que é basicamente a máscara que o shopper digital do Grupo Heineken vê e que, por trás, espelha todo o trabalho enquanto companhia”, explica Matteo Silva, Diretor de Digital do Grupo Heineken.
Esta iniciativa demonstra a capacidade de garantir um pacto de forma mensurável nos negócios por meio do aumento da visibilidade dos produtos e consolidação dos parceiros nos canais digitais.
De acordo com Mariana Rodrigues, Gerente de Trade Marketing do supermercado Justo, a iniciativa auxiliou sua empresa a melhorar a exposição de produtos no site e aplicativo, e trouxe resultados considerando o volume de produtos adicionados ao carrinho. “Nossos consumidores sentem maior confiança para encontrar os produtos, o que também garante uma melhor experiência de navegação”, afirma.
Ainda segundo Mariana, o ePICOS Awards permitiu que sua empresa percebesse a necessidade de ajustar o fluxo de comunicação com os clientes, e após implementar as melhorias propostas e realizar a otimização e mensuração do portfólio foi percebido um aumento nas vendas da cerveja Craft. “Para melhorar a experiência dos consumidores no portfólio de produtos, nós adicionamos informações como harmonizações, tabela nutricional e, principalmente, destaque para alérgicos”, finaliza.
Para mensurar as ativações nas lojas que mais tiveram impacto é utilizado uma plataforma para a coleta de dados de execução como um promotor digital, depois este trabalho é estendido para uma consultoria de varejo que avalia o desempenho das ativações online.
Pensando na próxima edição, a expectativa da empresa é de que mais varejistas tenham visibilidade e reconhecimento. “O indicador de Fotografia de Sucesso Digital é a prova de que a boa apresentação do produto nos canais virtuais faz com que haja maior conversão em vendas e aumenta o potencial de resultados das instituições”, aponta Silva.
Fonte: S.A. Varejo