O novo recurso Mercado Live terá programas ao vivo e diários dentro do aplicativo do Mercado Livre
Por Daniela Braun
O Mercado Livre anunciou nesta sexta-feira sua entrada no modelo de vendas de produtos em transmissões ao vivo, o live commerce. A estratégia foi adotada recentemente por varejistas como a rede Casas Bahia, que estreou as vendas ao vivo na plataforma de vídeos Kwai, em meados de outubro, e a C&A, que iniciou “live shops” em seu aplicativo, em setembro.
O projeto tem início com 100 marcas selecionadas em cinco áreas prioritárias: beleza e cuidado pessoal, casa e móveis, moda, ofertas e tecnologia. A produção ficará a cargo de um time próprio de criadores de conteúdo formado por influenciadores, vendedores e colaboradores da própria companhia.
Futuramente, segundo o Mercado Livre, “a ferramenta estará disponível para que qualquer pessoa possa vender seus produtos ao vivo utilizando essa nova experiência de live streaming”.
As transmissões serão feitas em cinco estúdios de filmagens construídos na sede do Mercado Livre, em Osasco (SP), e nas casas dos influenciadores selecionados.
No terceiro trimestre, o Mercado Livre alcançou uma receita de US$ 1,06 bilhão, no país, representando um avanço de 74%, em dólar, ante o mesmo período do ano passado, conforme o balanço divulgado ontem pela empresa. O Brasil é um dos principais mercados da companhia de origem argentina, respondendo por 57% da receita total. A empresa opera em 18 países da América Latina.
A receita consolidada do grupo foi 66,5% maior em dólar, alcançando US$ 1,9 bilhão entre julho e setembro. O lucro líquido, de US$ 95,2 milhões, foi mais de cinco vezes superior ao do mesmo período de 2020.
A entrada de empresas de e-commerce e varejistas no live commerce mira um mercado que movimenta bilhões de dólares no mercado chinês.
A estratégia de live commerce da Kuaishou, desenvolvedora do Kwai, gerou um volume bruto de mercadorias transacionadas (GMV) de cerca de US$ 50 bilhões na China, em mais de 1,7 bilhão de sessões de streaming ao vivo, em 2020.
Fonte: Valor Econômico