O Mercado Livre, empresa de tecnologia para e-commerce, acaba de divulgar seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2016, finalizado em 30 de setembro.
A receita líquida da companhia no período foi de US$ 230,8 milhões, um aumento de 37% em dólares e 66% em moeda constante comparando com o mesmo trimestre do ano passado. A receita registrada pelo marketplace Mercadolivre.com cresceu 71% em moeda constante e 36% em dólares (devido, principalmente, aos excelentes resultados do site no Brasil e no México). A receita proveniente dos outros serviços oferecidos pela companhia cresceu 60% em moeda constante e 38% em dólares, tendo como destaques Mercado Pago, Mercado Envios e Publicidade.
A receita líquida do Mercado Livre no Brasil foi de US$ 131 milhões, um crescimento de 76% em dólares e 62% em Reais. Taxas de crescimento ainda maiores do que as divulgadas no trimestre anterior, que foram de 41% em dólares e 61% em Reais.
“Seguimos expandindo o que chamamos de enhanced marketplace, ou seja, os serviços que complementam o marketplace e melhoram a experiência de quem compra e vende. Entre esses serviços estão os de pagamentos, oferecidos por Mercado Pago, e de logística, oferecidos por Mercado Envios”, afirma Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre. “Temos sido capazes de sustentar altas taxas de crescimento em nossos volumes de negócios, receitas e métricas de satisfação dos clientes”, diz.
Principais destaques do período
• A unidade de pagamentos Mercado Pago teve um trimestre excepcional, registrando um volume total de pagamentos de US$ 2,1 bilhões (operações dentro e fora do marketplace). Pela primeira vez na história do Mercado Livre, o volume total de pagamentos ultrapassou o valor total transacionado na plataforma do Mercado Livre (GMV-Gross Merchandise Volume), que foi de US$ 2 bilhões.
• O GMV de US$ 2 bilhões representou um aumento de 11% em dólar e 46% em moeda constante.
• Foram realizadas 36,8 milhões de transações de pagamentos via Mercado Pago no período, 67% a mais do que no mesmo trimestre de 2015.
• Foram vendidos 47,6 milhões de itens na região, um crescimento de 40%. O Brasil foi o país onde esse número mais cresceu (61%), seguido do México (33%).
• 23 milhões de itens foram enviados por meio de Mercado Envios, unidade de negócios que oferece serviços de logística aos vendedores da plataforma, representando um crescimento de 86% em relação ao mesmo período do ano passado. Mercado Envios foi responsável pelo envio de 72% dos itens vendidos no Brasil; 43% no México; 27% na Argentina e 31% na Colômbia.
• As receitas com Publicidade cresceram 84% em moeda constante, impulsionadas principalmente pela consolidação do formato publicitário Product Ads.
• As receitas provenientes da atividade de vendedores profissionais de Classificados (imobiliárias e lojistas de automóveis) cresceram 20% em moeda constante e já representam dois terços da receita total da unidade de negócios. A quantidade de anúncios aumentou 40%, atingindo um total histórico de 2,4 milhões de anúncios em tempo real.
Destaques Financeiros do Terceiro Trimestre de 2016
• O lucro bruto no período foi de US$ 145,6 milhões. A margem de lucro bruto foi de 63%, contra a de 66% no mesmo trimestre de 2015.
• O lucro líquido antes dos impostos foi de US$ 52,3 milhões, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
• O lucro líquido fechou em US$ 39 milhões, resultando em uma margem de 17%, queda de 15% ano a ano.
• O total de despesas operacionais aumentou 38%, totalizando US$ 92 milhões. As despesas representaram 40% das receitas da companhia, ante 39,5% no terceiro trimestre de 2015.