Após anunciar a novidade em fevereiro, o Mercado Livre lançou, oficialmente, o seu programa de assinatura no marketplace. Após um período de testes, o novo modelo entrou em operação no dia 1º de abril.
Para participar do programa de recorrência, o lojista precisa ter reputação verde (clara ou escura) na plataforma, mais de dez unidades em estoque, ser usuário do Mercado Envios e vender produtos de categorias que se encaixem no perfil de compra recorrente (veja a lista no fim da reportagem).
A novidade não terá custos nem para o lojista nem para os clientes, embora o Mercado Livre peça aos sellers que ofereçam um desconto de até 10% para deixar as ofertas mais atrativas.
Para participar, o lojista precisa enviar um e-mail para assinaturas@mercadolivre.com.br. Ele receberá uma planilha e um formulário para indicar em quais produtos gostaria de oferecer o desconto. A equipe do marketplace irá analisar o pedido e, se aprovado, aplicará os descontos.
Não existe um prazo estabelecido para essa análise, mas, segundo Julia Rueff, gerente de Varejo do Mercado Livre no Brasil, o procedimento costuma ser rápido.
“Eu acho que [a recorrência] é o modelo do futuro. Cada vez mais o cliente vai migrar seus hábitos para o e-commerce”, afirmou Rueff. “O comportamento de compra recorrente já está migrando para o online. Estamos saindo na frente e nos antecipando”, completou.
Apesar de não poder abrir os números, ela diz que a performance está sendo muito positiva: já são mais de 500 mil anúncios no programa. “É um modelo que está dando certo, os resultados estão dentro do que esperamos”, comemorou.
Pagamentos e preços
As compras feitas por meio do programa de assinaturas serão pagas no débito automático, conforme a frequência escolhida pelo cliente. Se houver alguma mudança de preço, os clientes serão avisados por e-mail 48 horas antes de realizar a tarifa no cartão.
Em caso de aumento de preço, alterações nas características do produtos, custo de envio ou modificações nas condições de pagamento dentro das 48 horas anteriores ao fechamento da compra recorrente, o Mercado Livre informará o comprador, que, caso não concorde, poderá desistir da compra ou cancelar a assinatura.
Se o produto não estiver disponível na data da compra recorrente, a compra não será realizada nesse período. O Mercado Livre também comunicará esta situação por e-mail ao comprador, sugerindo vendedores com produtos similares. O serviço de assinaturas seguirá vigente e será realizada a compra recorrente na próxima data estipulada pelo cliente.
Por fim, se o anúncio deixou de oferecer Mercado Envios, o cliente será avisado por e-mail e a assinatura será cancelada.
Tributação
Segundo Julia Rueff, gerente de Varejo do Mercado Livre no Brasil, os varejistas não precisam se preocupar com questões tributárias – uma verdadeira dor de cabeça quando se trata de taxação de programas de assinaturas – porque, na prática, trata-se de uma série de entregas agendadas, e não a compra de um serviço, já que ele é gratuito. Em resumo: para os sellers, nada muda.
Fonte: E-Commerce Brasil