A Rede Melhor Compra, grupo associativista com sede em Ipatinga (MG), acaba de chegar à marca de 500 lojas e projeta terminar o ano com 520 PDVs em 17 estados. Com mais de 70% das unidades baseadas no Sudeste, a companhia planeja expandir atuação no Norte-Nordeste e aposta na tecnologia para alcançar essa meta.
“Só em Minas Gerais contamos com 350 lojas, além de estarmos presentes no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Continuaremos atentos a oportunidades nessa região, mas vislumbramos um amplo potencial de crescimento especialmente no Nordeste, onde já atuamos em todos os estados, com exceção do Piauí”, observa o diretor comercial Adão Fonseca. A rede também dispõe de unidades no Pará e em Rondônia, além do Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
O ano desafiador para o varejo farmacêutico em razão da pandemia acabou impulsionando os negócios da Melhor Compra. A companhia superou a média de 1,5 milhão de atendimentos mensais e alcançou faturamento recorde de R$ 331,7 milhões entre janeiro e outubro.
O resultado foi 26% superior ao do mesmo período do ano passado. “As vendas via e-commerce e delivery quadruplicaram. Além disso, identificamos uma mudança no perfil de consumo com o aumento da demanda por artigos de higiene pessoal e nutracêuticos”, complementa Fonseca.
Transformação digital
Como parte do processo de expansão, a rede acaba de iniciar parcerias com três diferentes fornecedores. Dois deles – a Farmácias APP e a MyPharma – atuarão na implementação de modelos de lojas virtuais. Outro acordo recém-fechado envolve a Clinicarx, plataforma especializada na gestão de serviços farmacêuticos nas drogarias. “Todos esses projetos foram desenvolvidos por nossa equipe própria de TI, que mapeou as oportunidades de crescimento e prospectou empresas de referência em suas respectivas áreas”, destaca.
A Melhor Compra também aposta em dois portais exclusivos para as farmácias associadas, sendo um destinado à adoção de programas de benefícios de medicamentos e uma central de compras para negociações com a indústria e distribuidores.
Fonte: Panorama Farmacêutico