A Mastercard lançou nesta quinta-feira um cartão de crédito equipado com um sensor de impressões digitais. Segundo a empresa, trata-se da “nova geração de cartões biométricos”, que combinam a tecnologia do chip com a biometria para assegurar a identificação do consumidor no momento da compra. Na prática, a novidade pode substituir o código de segurança numérico.
Com a nova tecnologia, o dono do cartão de crédito, ao fazer uma compra numa loja, por exemplo, posiciona o dedo no sensor. A ferramenta só libera a transação depois de verificar sua impressão digital.
O novo cartão foi lançado depois de dois testes na África do Sul que a companhia julgou bem-sucedidos — um em parceria com a varejista Pick n Pay e outro com o Banco Absa Bank, empresa subsidiária da Barclays. A ferramenta continua em teste: nos próximos meses, deve ser avaliada em lojas da Europa e da Ásia.
O chefe de segurança da Mastercard, Ajay Bhalla, informou que o lançamento ajuda a “entregar conveniência e segurança por ser algo (a digital), segundo ele, que não pode ser roubado ou replicado”.
Basta ao titular do cartão registrar a vontade de usar a tecnologia em sua instituição financeira. A impressão digital registrada é convertida em um modelo digital criptografado, que é armazenado no cartão, então pronto para uso em qualquer terminal da EVM.
O cartão se parece com os convencionais. Mas, com o novo sistema, seu detentor deverá colocar o dedo no sensor incorporado à máquina. Verificada a digital, a transação é aprovada.
Especialistas ouvidos pela rede britânica BBC consideraram “sensata” a aplicação da biometria, mas ressalvaram que a tecnologia não é infalível.
Em outubro do ano passado, a Mastercard havia anunciado o lançamento em 12 países europeus de um sistema de pagamento biométrico para facilitar as transações na web. O sistema, chamado Identity Check Mobile, usa as impressões digitais ou o reconhecimento facial para comprovar a identidade do titular de um cartão.
Fonte: O Globo