A B2W Digital, formada pelas marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, apresentou balanço financeiro referente ao 3º trimestre deste ano. No período, o Marketplace da companhia atingiu R$ 1,15 bilhão de GMV no terceiro trimestre de 2017, com crescimento de 101,2% e participação de 35,7% do GMV total, demonstrando que segue em rápido desenvolvimento.
Em menos de 4 anos de operação, o Marketplace atingiu R$ 3,6 bilhões em volume transacionado (últimos 12 meses). Nos nove primeiros meses de 2017, os investimentos da Companhia estiveram voltados para o crescimento exponencial do Marketplace, que deve chegar a mais de 50% do GMV Total em 2018.
Os dados mostram, ainda, que a companhia gerou R$ 44 milhões de caixa no 3º trimestre. O índice representa uma evolução de R$ 530 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano passado, sendo o melhor resultado, para o período, nos últimos 4 anos.
Ao longo dos últimos 5 anos, a B2W investiu fortemente na Plataforma Digital própria, com o propósito maior de conectar pessoas, negócios, produtos e serviços. A Plataforma Digital construída permite que a Companhia opere em diferentes frentes de negócio, como Vendas Diretas, Marketplace, Logística e Distribuição, Serviços Digitais, entre outras.
Outros destaques do 3º tri do ano
– B2W Marketplace conectou mais de 1.800 novos sellers no 3º tri. De uma base de 6.000 sellers em junho de 2017, passou para mais de 7.800 sellers em setembro de 2017.
– B2W Digital expandiu o programa de fidelidade Submarino Prime. O programa, que anteriormente era restrito às capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, foi ampliado para todas as 2.479 cidades das regiões Sul e Sudeste, abrangendo 65% do PIB brasileiro.
– B2W Digital anunciou lançamento do programa de fidelidade Americanas Prime. Durante a Black Friday, os clientes da Americanas.com já poderão aproveitar os benefícios do programa.
– B2W Digital anunciou expansão dos programas de fidelidade (Prime) para o Marketplace. Os programas de fidelidade Submarino Prime e Americanas Prime serão estendidos aos sellers do Marketplace que utilizam o B2W Entrega, ampliando o sortimento atual de 160 mil para mais 1 milhão de ofertas disponíveis aos assinantes.
– Lojas Americanas iniciou a venda de produtos nos sites da B2W Digital. Ao longo do 4º trimestre de 2017, mais de 6.000 itens estarão disponíveis para entrega nos estados de SP, RJ, MG e PE. A operação conta com o suporte da plataforma de logística e tecnologia da B2W Digital: B2W Entrega (Logística); B-Seller (Tecnologia); e SkyHub (Integração). Em 2018 a oferta de produtos estará disponível para todo o Brasil.
Iniciativas estratégicas para alavancar a plataforma digital
Desde o início do plano de investimento, o market share da companhia expandiu em 8 pontos percentuais, passando de 19,9% no 1º semestre de 2012 para 27,9% no 3º trimestre de 2017.
O número de itens (SKUs) ofertados nos sites, totalizou 4,2 milhões ao final do 3º tri desse ano, crescimento de 62% em comparação ao 3º tri do ano passado, devido especialmente à expansão do Marketplace.
Os números divulgados pela companhia mostram um aumento expressivo dos acessos via dispositivos móveis ao longo do 3º tri deste ano. O tráfego via mobile representou mais da metade do total de visitas, atingindo 59,8%, um crescimento de 7,6 pontos percentuais em comparação ao 3º tri de 2016. Os apps da B2W registraram 2,5 milhões de downloads ao longo do 3 tri do corrente ano, crescimento de 98% em comparação à igual período do ano passado, totalizando aproximadamente 14 milhões de downloads desde os lançamentos.
Destaques Financeiros
As informações contábeis divulgadas pela companhia mostram queda na receita bruta, totalizando R$ 2.184,7 milhões no 3º tri deste ano contra R$ 2.551,2 milhões registrados no 3T16, representando uma variação de -14,4%. A receita líquida decresceu 14%, passando de R$ 2.065,2 milhões registrados no 3º tri de 2016 para R$ 1.775,1 milhões no 3º tri de 2017.
No 3T17, o EBITDA Ajustado atingiu R$ 159,5 milhões, comparado com os R$ 141,0 milhões registrados no 3T16, representando um crescimento de 13,1%. A margem EBITDA Ajustada saiu de 6,8% no 3T16 para 9,0% no 3T17.
O Resultado Financeiro Líquido no 3T17 foi de R$ -197,7 milhões, representando uma redução de 28,3% em relação aos R$ -275,7 milhões registrados no 3T16. O Resultado Líquido somou R$ -88,0 milhões no 3º tri deste ano, representando uma redução de 39,3% em relação aos R$ -144,9 milhões registrados no 3T16.
Fonte: E-Commerce News