Por Adriana Mattos | A direção do Magazine Luiza informou nessa terça-feira (15), em teleconferência de resultados, que fechou dois centros de distribuição desde março – no Sul, entre março e abril, e no Nordeste, entre junho e julho –, por conta de “ajustes na capacidade” da empresa. As informações foram passadas por Roberto Belissimo, diretor financeiro e de relações com investidores.
O grupo ainda fechou centrais de armazenagem menores, chamadas de “cross docking”, que atuam como pontos de passagem de produtos e distribuição rápida, mas não informou quantas unidades foram encerradas.
Bellissimo ainda disse que o grupo fez “ajustes na sua capacidade na equipe corporativa”, mas não informou número de cortes.
Ao citar o tema em seu balanço, a empresa diz que, no trimestre, “renegociou contratos, otimizou os investimentos nas áreas de marketing e logística e promoveu ajustes na capacidade de sua operação”.
“Com isso, as despesas com vendas e administrativas foram diluídas em relação às vendas totais em 0,6 ponto percentual, na comparação com o mesmo período do ano passado”.
A empresa informou em seu relatório que as despesas com reestruturação e integração do segundo trimestre têm natureza não recorrente, e parte delas está relacionada com os fechamentos de centros, e com “ajustes de capacidade”, sem detalhar o aspecto.
Foram R$ 160 milhões em despesas de reestruturação e integração de negócios de abril a junho.
Em relatório de analistas do Citi, a equipe diz que os números da empresa no trimestre ficaram abaixo do esperado, com grupo ainda afetado por cenário macroeconômico. (Colaborou Cristiana Euclydes)
Fonte: Valor Econômico