Do varejo ao mercado financeiro, passando por companhias de comunicação, tecnologia e educação, as empresas que fazem parte da LinkedIn Top Companies 2017 empregam mais de meio milhão de pessoas no Brasil. Essas empresas representam marcas que estão envolvidas com nossas vidas desde o café da manhã até o futuro dos nossos filhos. Mais do que isso, essas empresas representam onde os usuários brasileiros do LinkedIn sonham trabalhar.
A lista das Top Companies é baseada em uma infinidade de ações tomadas pelos 500 milhões de usuários do LinkedIn. Nossa equipe de dados, em parceria com o time editorial, analisou essas ações para chegar a uma pontuação combinada, determinando os vencedores em cada país.
Nossa metodologia leva em consideração três pilares principais para descobrir as empresas pelas quais os nossos usuários estão mais interessados no momento: candidaturas de trabalho, em ambas as vias e também com postagens; Engajamento, com funcionários e também com a empresa diretamente; Retenção, baseado em quantos funcionários estão ficando por um ano ou mais na empresa. Nossa análise levou em conta apenas empresas com mais de 500 funcionários, e considerou as ações executadas entre fevereiro de 2016 e 2017. Como acontece em todas as listas do LinkedIn, o próprio LinkedIn e a Microsoft foram excluídas da corrida. Para saber mais sobre a nossa metodologia, clique aqui (em inglês).
Conheça as 25 LinkedIn Top Companies do Brasil:
O aumento de 5,6% nas vendas em relação ao ano passado projeta um bom ano para o GPA, que possui mais de 30 marcas e linhas de negócio sob sua tutela. Presente em 22 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, a empresa de varejo e distribuição é a maior empregadora privada do seu segmento de atuação no Brasil.
1. GPA
Número de funcionários no Brasil: 139.000
Curiosidade: O GPA está espalhado pelo país inteiro. São 2.092 lojas físicas, e uma área de vendas que beira os 3 milhões de metros quadrados.
No escritório: A sede da empresa abriga o GPA Clube. Ele oferece aos colaboradores, dentre outras atividades, aulas de ciclismo e grupos de corrida.
2. UOL
Um dos pioneiros na internet no Brasil, o UOL comemorou 20 anos em 2016 com uma série de ações, que incluíram até um festival pré-carnaval, o CarnaUOL. Mais conhecido como portal de conteúdo, o UOL também atua nas áreas de pagamentos online, educação à distância e prestação de serviços e produtos online para pessoas físicas e jurídicas.
Número de funcionários no Brasil: 3.500
Padrinhos e Madrinhas: Novos funcionários são recebidos por um colega de equipe em que irá trabalhar, que o acompanhará nos primeiros dias na empresa.
Moderninhas: A empresa ajudou a aquecer o mercado de máquinas de pagamentos de cartão em 2016 com dois lançamentos em 2016: Moderninha Pro e Moderninha Wifi.
3. Bunge
O ano de 2016 não foi dos melhores para as colheitas no Brasil: problemas climáticos fizeram com que as safras de soja e milho ficassem abaixo do esperado. O fato fez com que a Bunge Brasil, gigante do agronegócio, alimentos e bioenergia, caísse da 3ª para a 4ª posição entre as maiores exportadoras do Brasil. Em contrapartida, a empresa conseguiu reduzir 30% dos custos de back office financeiro com um novo centro de serviços compartilhados.
Número de funcionários no Brasil: 17.000
Jovens Engenheiros: A empresa tem um programa específico de contratação de engenheiros com 4 a 5 anos de formação para prepará-los para posições de liderança.
Sustentabilidade: Pela oitava vez a Bunge Brasil foi premiada pelo Guia Exame de Sustentabilidade, sendo reconhecida como a mais sustentável do agronegócio.
4. Itaú Unibanco
Com lucro líquido de R$ 21,6 bilhões em 2016, o maior banco privado do país acaba de passar por uma grande mudança: Candido Bracher assumiu a presidência, ocupada por Roberto Setubal nos últimos 23 anos. O novo presidente afirmou que a internacionalização da marca segue entre os objetivos estratégicos, mas o Itaú Unibanco quer é reforçar a operação existente.
Número de funcionários no Brasil: 80.800
Inovateca: Na sede do banco, em São Paulo, uma área de mais de 200 metros quadrados com poltronas coloridas, paredes móveis e post-its é o ponto de encontro para a inovação.
Rede de ideias: Funcionários das agências são incentivados a dar sugestões para melhorar os processos do dia a dia do banco – as melhores ideias são premiadas.
5. Kroton
A Kroton Educacional valoriza ao máximo a experiência dos seus clientes: no caso, alunos. Para se ter uma ideia, a integração dos recém contratado pela empresa é realizada em uma das salas de aula do grupo educacional. Para a empresa, é fundamental que o colaborador vivencie a experiência do aluno – e não são poucos: a Kroton é a maior empresa de educação do planeta.
Número de funcionários no Brasil: 26.800
Curiosidade: O programa de Ensino a Distância da Kroton tem mais horas de transmissão ao vivo do que a maior emissora de televisão da América Latina.
Vagas abertas: A previsão da empresa é de contratar mais 700 funcionários em 2017.
6. Klabin
Ultrapassar – em quase duas décadas – a marca dos cem anos e manter-se moderna não é tarefa para qualquer um. O segredo da Klabin, sem piadinhas intencionais, é permanecer em estado constante de reciclagem, buscando o melhor em cada profissional e incentivando os funcionários na construção da própria carreira. Como afirma a própria empresa, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil: “A Klabin é sustentável, sustentada por pessoas”.
Número de funcionários no Brasil: 13.600
Em até 140 caracteres: “A Klabin é uma empresa brasileira que cuida de suas florestas, de suas pessoas e das comunidades no entorno de suas operações”.
Oportunidades: Em 2016, a empresa contratou 2.854 novos funcionários. A expectativa para 2017 é de 2.500 novas contratações.
7. Totvs
A multinacional brasileira líder em soluções de negócios na América Latina teve uma grande mudança em 2016 (no sentido literal do termo): as operações agora estão concentradas em uma nova sede, na zona norte de São Paulo. Diversas ações foram feitas com os funcionários, que participaram ativamente opinando sobre aspectos como nome das salas de reunião e a comida. Neste ano, a empresa inaugurou seu primeiro canal de vendas nos Estados Unidos, com escritório na Flórida.
Número de funcionários no Brasil: 10.700
Perfis mais procurados: A TOTVS busca desenvolvedores de software, profissionais para as áreas comercial e vendas e profissionais de serviços de implantação de software.
#SomosTotvers: Na recepção da nova sede há uma hashtag gigante, sucesso entre seus colaboradores nas redes sociais.
8. LATAM Airlines
Criada em 2012 a partir da fusão da chilena LAN e da brasileira TAM, a companhia aérea apresentou em 2016 sua nova marca global, inaugurada com um voo entre Rio de Janeiro e Genebra para buscar a tocha Olímpica. O ano da LATAM também foi marcado pelo lucro líquido de 69 milhões de dólares em 2016, primeiro resultado anual positivo da companhia.
Número de funcionários no Brasil: 26.000
Aporte Qatariano: No ano passado, a companhia Qatar Airways adquiriu, por meio de ações, 10% de participação na Latam, num total de 608,4 milhões de dólares.
Mudança de comandante: Em março deste ano, Claudia Sender foi substituída na presidência da LATAM Brasil. Seu substituto é o brasileiro Jerome Cadier.
9. Raízen
Formada por uma joint venture entre Shell e Cosan, a Raízen é líder na moagem de cana de açúcar e produção de etanol no Brasil. Com novo presidente desde abril de 2016 – Luis Henrique Guimarães –, a gigante do setor teve resultados expressivos no ano: só no último trimestre teve lucro líquido de mais de 1 bilhão de reais.
Número de funcionários no Brasil: 30.000
Gamificação: Os cerca de 3.000 caminhoneiros da rede de transporte participam do Rodeio de Caminhões, competição que premia os melhores motoristas em critérios de segurança.
Doce parceria: A Raízen se juntou à Wilmar, de Cingapura, para criar a joint venture Raw, que já nasce como uma das maiores exportadoras de açúcar do mundo.
10. ABInBev
Com mais de 60 marcas no seu portfólio, a ABInBev (Ambev no Brasil) aposta no dinamismo de seus colaboradores para buscar sucesso. Por isso, a empresa não seleciona seus funcionários pelo diploma, mas sim pelo perfil profissional dos candidatos. O ambiente de trabalho é construído com base nesse mesmo dinamismo: todos compartilham o mesmo espaço, sem divisórias. As unidades tem espaços de convivência e distração. Só não vale beber cerveja no expediente. Ou vale?
Número de funcionários no Brasil: 32.000
Curiosidade: Cerca de 5 mil funcionários foram contratados no Brasil em 2016.
Abre aspas: “Temos o sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Para alcançá-lo, procuramos engajar tanto o nosso time quanto a nossa rede de parceiros”.
11. Cielo
A Cielo opera transações no montante de cerca de 10% do PIB brasileiro e está presente em 5.570 municípios do país – ou seja: todo o território nacional. Para manter essa mega-operação, a empresa conta com o dinamismo e capacidade de inovação de seu quadro de funcionários. Em 2016, a Cielo promoveu a campanha interna “Máquina de Ideias”, que incentivava a criatividade de seus colaboradores.
Número de funcionários no Brasil: 2.400
Curiosidade: A Cielo afirma que funcionário feliz dá lucro. Por isso, investe na alegria dos colaboradores. O expediente às sextas-feiras é mais curto, o home-office é apoiado e o dress code é bem pouco rígido.
No escritório: A empresa conta com um andar dedicado ao bem-estar dos funcionários, com restaurante fitness, cafeteria gourmet, massagens e até consulta psicoterapêutica.
12. Natura
A Natura tem orgulho de ser uma empresa brasileira. Esse amor está literalmente enraizado na companhia: quando Antonio Luiz Seabra fundou a Natura em 1969, seus concorrentes costumavam adotar nomes em francês para estabelecer uma imagem refinada, mas ele tinha outra ideia em mente. A empresa orgulha-se de ser sustentável e de participar do B Team, grupo composto por empresas preocupadas com o chamado “capitalismo consciente”.
Número de funcionários no Brasil: 7.000
Curiosidade: A Natura conta com 1,5 milhões de consultores no Brasil.
No escritório: A sede da Natura, localizada na cidade paulista de Cajamar, possui uma área total de aproximadamente 600 mil metros quadrados e 70 mil metros quadrados de área construída.
13. Rede Globo
Ser uma das maiores empresas de comunicação do mundo requer criatividade, profissionalismo e investimento em qualidade e inovação. A Globo produz cerca de 3 mil horas de entretenimento e 3 mil horas de jornalismo por ano. São programas, séries e entrevistas com um alto padrão de excelência, que garantem à emissora frequentes prêmiações importantes, como o Emmy Internacional. Mais de 90% da programação é original, o que faz da Globo a empresa que mais absorve no país artistas, autores, jornalistas e produtores.
Número de funcionários no Brasil: 12.000
Difusão: A Globo cobre 98,6% do território brasileiro, atingindo 99,6% da população com sua rede de 123 afiliadas espalhadas pelo país.
Video on demand: Uma das apostas recentes da emissora for o lançamento de serviços de streaming da programação, como o Globo Play.
14. B3
Anunciada em 2016 e consolidada no início deste ano, a fusão da bolsa de valores de São Paulo (BM&FBovespa) com a maior central depositária de títulos privados da América Latina (Cetip) deu origem à B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). A empresa nasce em um período em que o Brasil tenta retomar os investimentos e, segundo seus próprios números, torna-se a quinta maior bolsa de valores do mundo. Em 2017, com nome e logo novos, a empresa já tem uma página própria aqui no LinkedIn.
Número de funcionários no Brasil: 2.200
Sede: Por enquanto, a sede da empresa permanecerá no centro de São Paulo. O índice também seguirá se chamando Ibovespa.
Histórico de fusões: A BM&FBovespa existia desde 2008, fruto da fusão da Bolsa de Valores de São Paulo com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).
15. BR Malls
A maior empresa de administração de shoppings da América Latina completou 10 anos em 2016, com 47 shoppings em 15 estados nas cinco regiões do Brasil. Com foco em alta performance, a BR Malls tem um sonho grande: tornar-se a maior do mundo no segmento. A partir deste ano, quem terá a missão de conduzir a empresa em busca do objetivo é Ruy Kameyama, que substituiu Carlos Medeiros Silva Neto na presidência.
Número de funcionários no Brasil: 2.260
Jovens no poder: A média de idade dos funcionários é de apenas 32 anos. Os dois CEOs da empresa assumiram o cargo com menos de 40 anos.
Incentivo aos estudos: Funcionários com mais de um ano de casa podem se candidatar a bolsas educacionais.
16. Hypermarcas
A partir do início de 2016, a Hypermarcas passou a ter foco exclusivo no setor farmacêutico: desde então a empresa vendeu seus ativos nos negócios de cosméticos, preservativos e produtos descartáveis. No início de 2017, a empresa negou rumores de que estaria negociando sua venda para gigantes internacionais da indústria farmacêutica.
Número de funcionários no Brasil: 6.500
PLR: Em 2016, a empresa aumentou o valor da participação em lucros e resultados: analistas podem receber até 1,5 do salário; no nível gerencial, até 4 salários.
Arisco: A Hypermarcas foi fundada em 2001 pelo goiano João Alves de Queiroz Filho. Um ano antes, ele havia vendido à Best Foods a Arisco, fundada por seu pai em 1969.
17. Netshoes
O dia 12 de abril de 2017 ficou marcado na história da Netshoes – e do segmento de startups do país: o grupo, dono dos sites de e-commerce Netshoes e Zattini, abriu seu capital na Bolsa de Nova York. A empresa consolidou suas ações em US$ 18 e captou 148,5 milhões de dólares. E pensar que tudo começou como uma lojinha de sapatos em São Paulo… O grupo também opera mais de 25 lojas oficiais de clubes de futebol, marcas esportivas e parceiros como NBA, NFL e UFC.
Número de funcionários no Brasil: 2.000
Em números: A média mensal de visitantes únicos do Netshoes é de 50 milhões. No catálogo do site, 40 mil artigos esportivos estão divididos em mais de 25 categorias.
Curiosidade: Os funcionários são regidos por um manifesto categorizado em 8 hashtags: #tesaoporfazer, #romperpadroes, #aquieuposso, #foconoresultado, #donodonegocio, #rapidocomoumclick, #descomplica e #gentevalorizada.
18. Renner
A Renner foi uma das raras empresas com motivos para comemorar em 2016. Em meio a uma crise que fez o varejo de vestuário encolher 10,7% em 2016, a empresa conseguiu crescer 17,4% em receita líquida, contratou 7.311 funcionários em 2016 e tornou-se líder do setor no Brasil. Além disso, ampliou o número de lojas a serem abertas até 2021, e anunciou o início de sua operação fora do Brasil, com lojas a ser inauguradas em setembro no Uruguai.
Número de funcionários no Brasil: 17.000
Liderança prestigiada: O CEO José Galló foi eleito o melhor do Brasil por seus pares, em pesquisa da revista Época Negócios feita com 75 presidentes de empresas.
Portfólio: Além das Lojas Renner, o grupo também é dono das marcas de decoração Camicado e de roupas Youcom.
19. Deloitte
Fundada em Londres, a Deloitte se instalou no Brasil em 1911. Conhecida por seus trabalhos de auditoria, a empresa também fornece serviços nas áreas de consultoria empresarial, Financial Advisory, Risk Advisory, Outsourcing e Tax. A empresa busca funcionários de diversas áreas, mas no momento buscamos mais profissionais formados em Ciências Contábeis e Engenharia.
Número de funcionários no Brasil: 5.500
Sabático: Entre os benefícios oferecidos está a possibilidade de licença sabática. Os horários também são flexíveis e há bônus para a recomendação de novos profissionais.
Mobilidade internacional: Funcionários podem trabalhar em outro escritório da Deloitte por um período entre 12 e 24 meses, para conhecer e aprender melhores práticas.
20. Porto Seguro
Diversidade de negócio é mesmo a grande busca das empresas. A Porto Seguro, solidificada como a líder de mercado do segmento de seguros para automóveis no Brasil, está atenta: a empresa já busca investir em novas frentes, temendo que a tendência da economia compartilhada atinja seus negócios. A variedade, no entanto, não é novidade para a Porto: fundada em 1945 com apenas 50 funcionários, o grupo possui hoje 23 empresas. Seguro.
Número de funcionários no Brasil: 14.000
Abre aspas: “Nossa missão é assumir riscos e prestar serviços, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas, garantindo agilidade a custos competitivos com responsabilidade social e ambiental”.
Curiosidade: A Porto Seguro incentiva o home-office. O programa começou a ser implementado em 2012. O objetivo da empresa é ter 3.000 funcionários trabalhando de casa em 2017.
21. Boticário
Com apenas dez anos de história, em 1987, o Boticário já comemorava a abertura de sua milésima loja. A visão do fundador Miguel Krigsner de acreditar na veia empreendedora no Brasil deu certo. Com quatro marcas diferentes, o grupo conta hoje com 4 mil pontos de venda, distribuídos em 1.750 municípios brasileiros. Tudo isso fez o grupo encerrar 2016 com faturamento de 11,4 bilhões de reais no varejo, um aumento de 7,5% sobre o ao anterior. O segredo? Inovação, segundo a companhia – que investe 2,5% do faturamento anual em novos produtos.
Número de funcionários no Brasil: 7.000
Em números: O Grupo Boticário produz 300 milhões de produtos por ano. É mais do que um produto para cada brasileiro.
Curiosidade: A empresa valoriza demais a diversidade de gêneros. Atualmente, 49% dos cargos de liderança do grupo são ocupados por mulheres – além de 50% dos cargos de vice presidência.
22. KPMG
De Brasil, ela entende. As empresas que deram origem à KPMG no País tem atuação centenária em território tupiniquim. Atualmente, a KPMG está presente em 22 cidades e 13 estados brasileiros, oferecendo serviços nas áreas de Audit, Tax e Advisory. A empresa atende mais de 3.700 clientes no país.
Número de funcionários no Brasil: 4.000
GenExt: A KPMG Brasil possui um programa exclusivo de recrutamento e desenvolvimento de jovens talentos.
Curiosidade: A empresa integra o grupo de empresas chamadas de Big Four, como é conhecido o grupo com as quatro maiores empresas multinacionais do setor.
23. Brasil Kirin
A Brasil Kirin celebra a sede. Calma, não é ruim assim… A empresa tem como grande motivação fornecer um tipo de produto para cada tipo de sede que sentimos. Por isso, o portfólio da empresa conta com cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas. Tem dado certo – em 2016, a receita da Brasil Kirin foi de R$ 3,7 bilhões, 0,21% maior do que no ano anterior. A companhia está em vias de ter a compra pela Heineken concretizada.
Número de funcionários no Brasil: 11.000
Em números: São 12 fábricas espalhadas por 10 estados. A distribuição dos produtos é feita por 25 centros próprios, além de 200 revendas para 600 mil pontos de venda.
Curiosidade: A história da empresa começou em 1939, quando a Schincariol deu início a produção do refrigerante Itubaína em Itu, SP.
O Brasil celebrava o seu tricampeonato mundial de futebol quando a Danone iniciou suas operações no país. Em 1970, a gigante francesa lançou seu primeiro produto em território nacional: um inovador iogurte com polpa de frutas, sucesso imediato. Desde então, nunca parou de crescer – em 2016, a Danone inaugurou em Poços de Caldas a primeira fábrica da linha Early Life Nutrition, além de dar pontapé inicial do programa de educação alimentar infantil “1, 2, 3 e saúde!”.
Número de funcionários no Brasil: 5.000
Curiosidade: A Danone valoriza muito a busca pelo equilíbrio social. Por isso, implementa na sua produção uma cadeia de valores, que procura promover melhorias nas comunidades de todas as pontas do ciclo de produção.
Em números: São 8 fábricas no Brasil, atendendo as 4 divisões de negócio da companhia, que trabalham com mais de 30 marcas.
25. Carrefour
Em 2017, o sucesso do Carrefour é absoluto: as vendas no Brasil somaram 3,7 bilhões de euros no primeiro trimestre, uma alta de 37,6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Não é para menos: todos os meses, 26 milhões de compras são realizadas nos mais de 580 pontos de vendas do Grupo Carrefour presentes em todos os estados brasileiros. Essa força é também um dos motivos pelos quais a empresa espera atrair candidatos para seu quadro de funcionários: em 2016, foram contratadas 4 mil pessoas.
Número de funcionários no Brasil: 80.000
Em até 140 caracteres: “Ser o varejista preferido do Brasil, cuidando da nossa gente e de todos os detalhes para encantar o nosso cliente”.
No escritório: a sede do Carrefour Brasil é dividida por departamentos. Cada área possui uma grande sala, onde os funcionários de forma próxima.
Fonte: LinkedIn