Com 228 toneladas de lixo eletrônico arrecadado, a 3ª edição do Greenk Tech Show, principal festival de tecnologia e sustentabilidade do Brasil, celebra o novo recorde de arrecadação de lixo eletrônico da América Latina.
A Leroy Merlin foi uma das patrocinadoras do festival que mobilizou cerca de 200 mil alunos de 150 escolas públicas e privadas de São Paulo. Eles participaram da 2ª edição do Torneio Greenk Intercolegial.
Entre as premiações distribuídas, a Leroy Merlin vai reformar um espaço na escola E.M.E.F. Ângelo Raphael Pellegrino, situada em São Caetano do Sul, classificada como a melhor escola pública da região metropolitana de São Paulo no torneio.
A reforma será feita pelo projeto Bricoleiros de Coração Leroy Merlin que visa incentivar o voluntariado corporativo da empresa. Os Bricoleiros escolhem uma instituição e fazem uma reforma através da bricolagem, todas as ações são coordenadas pelo Comitê de Sustentabilidade Leroy Merlin
Além disso, até o dia 30 de outubro, as lojas Leroy Merlin continuarão recebendo o descarte de lixo eletrônico.
Descarte correto e Economia Circular?
O Movimento Greenk é uma startup de marketing de causa criada em 2017 para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, principalmente do e-lixo das chamadas linhas verde e marrom (computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores, monitores, aparelhos de tv e rádio, entre outros). Foca suas atividades na geração que já nasceu digital, a Geração Z, e utiliza elementos da cultura digital Geek para promover a causa ambiental. Por isso, Greenk é a junção das palavras “Geek” (apaixonado por tecnologia) com “Green” (verde e meio ambiente). Promove ações de educação ambiental em escolas com o Torneio Intercolegial Greenk, fomenta a instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico públicos nas cidades – atualmente conta com 15 pontos nos principais parques da cidade de São Paulo –, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.
?O lixo eletrônico coletado nas ações do Movimento Greenk colabora com a sustentabilidade, a logística reversa e a economia circular dos eletrônicos no país. Conecta diversas iniciativas que apoiam esta causa, nos setores público e privado.?
?Todos os resíduos coletados são processados de forma ambientalmente correta, que atendem aos requisitos das normas ambientais, de segurança de dados e de procedimentos. Esse protocolo conta com total rastreabilidade e emissão de certificado ambiental ao transformar o descarte em matéria-prima para ser reinserida na cadeia produtiva.
Fonte: ABC do ABC