Levantamento da consultoria PwC com 73 companhias de vários setores indicou que apenas 13% calculam o retorno sobre o investimento em treinamento. A maior parte das empresas (93%) avalia apenas a reação aos treinamentos, que inclui a satisfação dos participantes e os feedbacks. Já 66% medem avaliação do aprendizado antes e depois.
“As companhias fazem o planejamento da educação corporativa, mas não conseguem avaliar o retorno do que foi investido”, afirma Marina Auler, gerente de consultoria de pessoas e organização da PwC.
A pesquisa identificou ainda que o foco dos programas costuma ser o conhecimento técnico. Para se ter uma ideia, 89% das empresas dizem que os treinamentos conseguem impactar positivamente o nivelamento das competências técnicas. “Muitas companhias acabam deixando de lado o ensino de habilidades comportamentais relacionadas com o alinhamento da cultura organizacional”, comenta Marina.
Outra constatação é que 50% dos treinamentos realizados em 2015 foram presenciais, 18% em forma de encontros de interação, 17% durante o trabalho e 15% à distância.