A varejista sueca Ikea, conhecida por seus móveis no estilo “faça você mesmo”, afirmou que pretende entrar no mercado da América do Sul, mas que o Brasil não está na prioridade inicial.
Os planos da empresa incluem abrir a sua primeira unidade na região no prazo de cinco anos.
“A América do Sul será, no longo prazo, um importante mercado de crescimento”, afirmou à agência Bloomberg o presidente-executivo da Inter Ikea, Torbjorn Loof. A Inter Ikea é uma holding criada em 2016 que engloba todos os negócios relacionados com a Ikea.
Segundo Loof, a ideia da companhia é entrar simultaneamente em dois ou três mercados simultaneamente para garantir o fornecimento e a produção.
Na região, a Ikea hoje só tem unidades na República Dominicana. Segundo o executivo, Chile, Colômbia, México e Peru estão entre os países que primeiro podem receber unidades da varejista.
No caso do Brasil, Loof afirma que o país tem um “grande potencial”, mas não deve estar na lista inicial de novos mercados da empresa porque é bastante complexo.
“Não olhamos detalhadamente ou decidimos sobre nenhum mercado especificamente, mas afirmamos que nos próximos cinco anos devemos ter a primeira Ikea da América do Sul”, afirmou o presidente-executivo.
Além da América do Sul, a companhia está de olho em entrar no Vietnã e nas Filipinas.
Recentemente, a empresa aumentou as suas apostas de expansão especialmente na China e na Rússia.
A Ikea tem hoje mais de 400 lojas e atua em 49 mercados.
Fonte: Folha de S. Paulo