Ex-tenista Guga investirá na rede LifeUSA, focada no ensino do inglês
O ex-tenista Gustavo Kuerten lançou na 25ª ABF Expo Franchising uma nova escola de idiomas, focada no ensino do inglês. Guga torna-se sócio, ao lado de José Carlos Semenzato, da rede de franquias LifeUSA. Semenzato é presidente da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais – que tem em seu guarda-chuva franquias como o Instituto Embelleze, OdontoCompany e L’Entrecôte de Paris. A holding contará com a imagem de Guga em campanhas e peças publicitárias.
Atualmente, os negócios e projetos que levam o nome de Guga são administrados pela holding GGK (Grupo Gustavo Kuerten), presidida por Rafael Kuerten. Dentro da GGK estão braços de negócios que envolvem licenciamentos, parcerias, investimentos imobiliários e a Escolinha Guga. A LifeUSA será alocada dentro da GKP, responsável por parcerias com outras empresas.
Já Semenzato volta ao ramo de educação, do qual se distanciou em 2010, quando vendeu a rede de cursos Microlins para o Grupo Multi, de Carlos Wizard. O empresário afirma que enxerga um grande espaço de atuação no ensino de inglês para adultos no país, onde, 3% da população fala com fluência o idioma. “É uma habilidade que aumenta a chance de empregabilidade e de crescimento profissional. No mercado de trabalho, há muito espaço dentro da indústria de turismo e viagens e também de emrpesas internacionais que chegaram ao Brasil nos últimos dez anos”, disse.
Segundo Semenzato, a LifeUSA aplicará uma metologia focada em conversação com duração de 18 a 30 meses. A base será um projeto piloto implementado por dois anos com brasileiros na Flórida e em Miami por dois anos. O empresário afirma que o cliente alvo da LifeUSA são adultos que não estão dispostos a encarar escolas com ensino de longo prazo ou pagar uma grande quantia pelo curso. “Não queremos a ‘embromation’. É ir direto na fala. O aluno vai chegar na segunda semana já falando inglês em casa”, afirma o empresário. Em termos de preço, ele diz que a rede irá oferecer um preço competitivo – de R$ 300 a R$ 350 no material didático, com mensalidades entre R$ 200 e R$ 250. A meta é abrir 10 unidades neste ano no eixo Rio-São Paulo.
Ele se diz amigo pessoal de Guga há dez anos. O convite para a sociedade, contudo, surgiu em setembro do ano passado após seu filho – jogador de tênis – participar de vários eventos promovidos pelo Instituto Gustavo Kuerten (IGK). “Todos os projetos que o Guga participa possuem essa veia de educação ligada ao esporte, promovendo a melhoria de autoestima”, diz. A parceria foi fechada há três semanas e Guga terá uma participação acionária dentro da rede de franquias.