Grandes nomes do comércio eletrônico apresentaram crescimento acima da média do setor na Black Friday, segundo avaliam analistas. Embora as vendas totais do setor tenham crescido 10,3% na data, segundo a Ebit, redes como B2W, Via Varejo e Magazine Luiza podem ter registra desempenho melhor. Entre as grandes, a percepção é de que a Via Varejo registrou crescimento menos acelerado.
O Magazine Luiza disse ter obtido nesta Black Friday “o melhor desempenho de sua história”.
A companhia não deu números, mas o BTG Pactual acredita que a empresa tenha registrado crescimento acima de 50% no valor bruto de mercadorias (GMV), indicador que mede as vendas feitas diretamente pela empresa junto com as vendas de outros comerciantes por meio do marketplace da companhia.
A percepção positiva dos resultados do Magazine Luiza também foi reforçada pela Brasil Plural, que acredita que as vendas da empresa tenham sido bons também nas lojas físicas.
“Concluímos que a Magazine Luiza continua a superar o mercado e a conquistar market share, com bons números em suas operações de loja física, bem como em suas operações de e-commerce”, escreveu a equipe de análise.
Já a B2W, na avaliação do mercado, deve registrar forte crescimento na Black Friday de seu marketplace.
O evento, disseram analistas, pode reforçar a tendência na companhia de que as vendas diretas ao consumidor estão sendo substituídas pelas vendas de outros comerciantes que pagam comissões para utilizar a plataforma da companhia.
A estimativa do BTG Pactual é de que, com o impulso da Black Friday, o GMV da B2W no quarto trimestre de 2017 deva crescer 140% no marketplace, efeito que em parte será compensado por um recuo de 17% nas vendas diretas ao consumidor.
A percepção dos analistas é de que o crescimento tenha sido menos significativo para a Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Pontofrio, embora a previsão também seja de que a empresa tenha crescido acima da média do mercado.
“Os primeiros sinais mostram que a Via Varejo preferiu preservar rentabilidade em vez de crescimento de vendas”, escreveu o BTG, que projeta aumento de 20% no GMV do comércio eletrônico da Via Varejo na comparação anual.
A avaliação da Brasil Plural foi semelhante. Segundo a equipe de análise, a empresa “sugeriu que o crescimento de vendas deverá diminuir no quarto trimestre, após números fortes no terceiro trimestre de 2017”.
Reclamações. O crescimento forte de vendas foi acompanhado também de alto número de reclamações. No Reclame Aqui, entre a tarde de quinta-feira, 23 e a meia noite de segunda, 25, a o Magazine Luiza e a Americanas.com (marca que pertence à B2W) lideraram o ranking de reclamações na Black Friday.
Segundo o Reclame Aqui, os consumidores se queixaram de propaganda enganosa em 13,5% dos casos durante a Black Friday. Outros 9,6% relataram problemas na finalização da compra, enquanto que 8,8% reclamaram de divergência de valores.
Fonte: Estadão