Por Rennan Setti | O Mart Minas, “atacarejo” puro-sangue que entrou para o grupo dos dez maiores supermercados do país, está fazendo uma ofensiva no Rio. No estado, a companhia mineira opera por meio da Dom Atacadista, rede fundada há apenas cinco anos e que teve 50% do seu capital adquirido pelo Mart Minas em 2022.
Desde a aquisição, o faturamento da marca local — que era de R$ 1,2 bilhão — praticamente dobrou, indica Filipe Martins, diretor do Mart Minas e da Dom Atacadista. O grupo como um todo faturou R$ 9,4 bilhões no ano passado, e a Dom representa cerca de um quarto do total, disse o executivo. A expansão é ancorada na multiplicação de lojas.
— Quando nos tornamos sócios, eram apenas 8 lojas. Hoje, já estamos com 20. O plano é terminar o ano que vem com 26 unidades — diz Martins, justificando a estratégia de foco no Rio: — O “atacarejo” já é líder de vendas nacionalmente, segundo a Nielsen, mas o Rio era o estado brasileiro com menor participação desse canal. Isso chamou nossa atenção, enxergamos como uma oportunidade.
Interior e periferias
A exemplo do que faz com a rede Mart Minas — que, a despeito de 23 anos de história e 63 lojas, só chegou à capital Belo Horizonte no ano passado —, a companhia expande a Dom Atacadista primeiro pelas periferias da região metropolitana e por outras regiões do estado. Na capital, as lojas estão nos bairros de Realengo, Campo Grande, Inhaúma e Taquara, mesma quantidade que haverá na Baixada Fluminense nos próximos meses, com a recente abertura de unidade em Mesquita e da loja que será aberta em Belford Roxo.
— Fomos para a Região dos Lagos e para municípios como Campos dos Goytacazes e Itaperuna. Gostamos desse movimento pelo interior. Por isso, temos muito espaço para crescer dentro da capital. O plano para o Rio é ambicioso — observa, acrescentando que não há planos para expandir a bandeira para além do estado, assim como a Mart Minas só opera em seu estado natal.
Fonte: O Globo