Por Cesar Ferro | Com 30 lojas abertas em uma semana no mês de maio, o sistema de franquias da Farma Conde será a grande aposta da rede de farmácias em 2024. O objetivo da varejista, revelado em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico, é totalizar 1 mil lojas até o fim do ano por meio da conversão de bandeira de PDVs de pequeno e médio porte.
Atualmente, a companhia conta com 500 PDVs no estado de São Paulo. “A meta é arrojada. Mas se pararmos para pensar que existem 13,5 mil farmácias independentes só em São Paulo, não estamos falando nem de 10% desse montante”, argumenta o presidente do grupo Manoel Conde Neto.
Segundo Conde Neto, as franquias da Farma Conde devem ter como principal impulso a experiência da varejista. “O consumidor já nos conhece. São três décadas de mercado. E o resultado é prático, não teórico. Os primeiros empreendedores que compraram nossa ideia já registram um avanço de até 40% em suas vendas”, relata.
Franquias da Farma Conde apostam em poder de negociação
Além de uma marca reconhecida, o executivo afirma que, por ser um conglomerado farmacêutico, o franqueado consegue ter acesso a melhores condições comerciais.
“Compramos junto à indústria em grandes quantidades e repassamos por meio de nossos centros de distribuição em Caçapava e São José dos Campos. Além disso, os produtos fabricados por nosso laboratório próprio também chegam com condições mais competitivas para os nossos franqueados”, afirma.
Investimentos a partir de R$ 100 mil
A Farma Conde opera no sistema de franquias e também com licenciamento de marca. O presidente afirma que o perfil de empreendedores procurado é amplo. “Como atuamos com ambos os formatos, abrangemos um universo grande de empreendedores, desde aqueles experientes que desejam dar um gás para seu negócio até os que almejam estrear no varejo farmacêutico”, explica.
De acordo com a companhia, os investimentos mínimos para o licenciamento de marca ficam na casa dos R$ 100 mil, enquanto para as franquias o aporte deve ficar em cerca de R$ 1 milhão. A taxa de royalties é de 1%. “Hoje, a expectativa de retorno mensal é de 8 a 10% do lucro líquido. No caso do licenciamento, essa margem pode ser ainda maior, uma vez que o custo da operação é menor”, aponta Conde Neto.
Expansão começará por São Paulo
Em um primeiro momento, os esforços da Farma Conde em capilarizar sua franquia ficarão concentrados em São Paulo, onde mantém sua sede, laboratórios e CDs. Mas o projeto não ficará restrito ao estado. “Ainda temos que estudar as particularidades de cada um dos estados para estender esse modelo a todo território nacional”, comenta.
Fonte: Panorama Farmacêutico