Nos últimos meses, virou até piada em Fortaleza. A cada semana, uma nova farmácia. Praticamente, cada quarteirão tem uma – ou umas, sobretudo em esquinas. O crescimento do varejo de remédios ganhou ares de concorrência ferrenha entre três grandes redes. Em meio a isso, desde dezembro de 2018, uma delas, a cearense Pague Menos, contra-atacou com uma unidade de tamanho 10 vezes maior do que o de uma farmácia tradicional. Foi a loja de número 1.000 de sua rede presente em todos os estados do país.
Três empresas, incluindo ainda a paraense Extrafarma e a paulista Drogasil, são detentoras de cerca de 25% de todas as farmácias presentes na capital. Segundo a Junta Comercial do Ceará (Juntec), o estado possui 3.501 farmácias, sendo 860 em Fortaleza. A pesquisa considerou as lojas de produtos farmacêuticos com/sem manipulação de fórmulas e homeopáticos.
Terreno alheio
A Extrafarma foi a primeira rede a investir no terreno da concorrente cearense. Segunda maior em quantidade de lojas no estado, hoje a empresa possui 93 unidades, sendo 69 em Fortaleza.
Maior varejista do ramo farmacêutico no país, a Drogasil, recém-chegada ao Ceará, possui 24 unidades na capital cearense. Ao todo, 14 delas foram inauguradas desde 2018. Consultada pelo Tribuna do Ceará, a empresa informou estar presente em 12 bairros da cidade, com planos de ampliação.
Líder no mercado farmacêutico no Ceará e terceira maior rede do país, a Pague Menos possui, em Fortaleza, mais lojas do que as duas principais concorrentes juntas: são 124 unidades. A empresa contabiliza presença em 54 dos 119 bairros da capital cearense.
Loja 1.000
Desde 2018, a Pague Menos inaugurou 14 lojas na cidade onde nasceu, um crescimento de cerca de 10% em sua presença local. A maior delas tem o tamanho de um centro comercial. A loja possui 2.100 m², cerca de 10 vezes o tamanho de uma unidade tradicional, de cerca de 219 m². No estacionamento, há espaço para 36 carros.
Localizada em uma esquina da avenida Santos Dumont, na Aldeota, a farmácia de três andares oferece serviços de beleza, cosméticos, consultórios, exames rápidos e vacinação. É possível até mesmo fazer um lanche em cafeteria.
Segundo a gerente da loja, Wherisdailly Muniz, a unidade é um marco. “É uma estrutura que não se replica, é a questão da loja conceito que vai gerar uma experiência diferente e positiva para o cliente”, destaca.
Fonte: Tribuna do Ceará