O fluxo de pessoas em shoppings no Brasil em fevereiro ficou estável em relação ao mesmo mês de 2015. Já na comparação com os meses anteriores, o resultado mostra uma tendência positiva, de recuperação, de acordo com o Iflux, indicador específico do mercado de shopping, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo, que revela o grau de aquecimento ou movimentação do setor.
O resultado de fevereiro coincide com uma ligeira melhora observada no índice nacional de confiança do consumidor, que após meses de queda mostra sinais de que o consumidor está mais otimista em relação ao futuro.
Os shoppings que atendem um perfil mais qualificado de clientes, concentrados nos segmentos AB1, mostram-se mais resistentes à crise do que a média dos demais shoppings. Da mesma forma, empreendimentos bem localizados e com posicionamento definido (dominantes e líderes locais) apresentam resultado positivo e superior aos shoppings classificados como secundários, aqueles que não se distinguem da concorrência nos mercados onde atuam.