Faturamento da rede associativista de farmácias alcança R$ 4,25 bilhões; empresa conta com 1.251 lojas de 11 redes em todo o País
Por Redação
A administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas (atualmente o quarto maior grupo do varejo farmacêutico do país) fechou o primeiro semestre de 2021 com resultados muitos positivos, apresentando um crescimento de 31,82% em um comparativo do faturamento dos últimos doze meses, finalizados em junho deste ano, com o mesmo período do ano anterior.
O faturamento das farmácias nesse período foi de R﹩ 4,25 bilhões, sendo que no período anterior esse foi de R﹩ 3,22 bilhões. Atualmente a Farmarcas é composta por 1.251 farmácias de onze redes: AC Farma (44 lojas), Bigfort (64), Entrefarma (104), Farma 100 (14), Farmavale (19), Maestra (14), Mais Farma (19), Maxi Popular (80), Megapharma (5), Super Popular (38) e Ultra Popular (850).
Mesmo em um período de incertezas, a Farmarcas cresceu e mostrou sua força, sendo que praticamente não foram fechadas lojas no período, fato muito significativo diante o cenário atravessado. “Mesmo diante uma crise econômica muito severa, os faturamentos de nossas redes aumentaram. Nós não tivemos nenhuma queda, pelo contrário, crescemos acima da média e continuamos evoluindo normalmente. Tivemos outros desafios de mudança de mix de produtos, mas isso faz parte do dia a dia”, analisa do presidente da Farmarcas Edison Tamascia.
O mês de junho, por sinal foi o melhor para a administradora desde o início da pandemia, sendo que se o faturamento desse mês for multiplicado por doze, a Farmarcas já é uma empresa de mais de R﹩5,2 bilhões.
Parte desse sucesso vem do planejamento muito bem elaborado que possibilita cumprir objetivos de curto prazo, tendo em vista uma missão de longo prazo. Para se ter ideia, o planejamento para que a empresa atinja seus objetivos para 2025 já está sendo colocado em prática, com a visão de dobrar o faturamento em relação a 2020.
Os pilares para isso também estão claros: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores, manter a certificação do GPTW – Great Place to Work e continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.
“Tudo o que diz respeito ao nosso planejamento estratégico e sua execução está organizado de acordo com uma série de rituais e processos”, afirma Paulo Costa, diretor geral da empresa.
O resultado é um crescimento consistente para todo o grupo e uma busca cada vez mais pelo uso desse modelo por muitos empresários. “Tem bastante gente interessada eu usar nossas bandeiras, mas a gente foi evoluindo muito no processo seletivo. Hoje, mais de 80% das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos essa preocupação de fazer abertura desenfreada de lojas, assim aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica Angelo Vieira, diretor de comunicação e operações da Farmarcas.
Toda essa preocupação proporciona às lojas das redes diferenciais como padronização da apresentação e do atendimento, além de uma grande profissionalização dos gestores, o que faz com que o crescimento da rede seja natural e que as projeções para os próximos anos sejam bastante audaciosas, mas, possíveis.
Fonte: Panorama Farmacêutico