Nos 12 meses encerrados em agosto de 2021, bandeiras faturaram R$ 1,6 bilhão e representaram 1,07% do total do varejo farma
Por Redação
Nos últimos 12 meses até agosto de 2021, as bandeiras farmacêuticas pertencentes a empresas que atuam no varejo alimentar faturaram R$ 1,6 bilhão, segundo dados da Close-Up International Brasil, obtidos com exclusividade pelo Jornal Giro News. Em vendas, as farmácias de supermercadistas representam 1,07% do total do mercado farmacêutico. Desde agosto do ano passado, foram comercializadas 66 milhões de unidades, com uma participação de 0,96% em volume. No entanto, os números representam quedas de 10,31% em faturamento e 15,97% em unidades, na comparação com o período anterior. Já os índices de representatividade eram de 1,34% em faturamento e 1,20% em volume, no acumulado de 12 meses até agosto de 2020.
Varejo Muda Estratégia
Para a Close-Up, a redução reflete o fechamento de lojas por conta da pandemia e as mudanças nas estratégias dos varejistas. Quando o Walmart mudou para Grupo Big no Brasil, por exemplo, a companhia encerrou a gestão da operação de suas farmácias e firmou parceria com a Coop. Com isso, a rede instalou 21 drogarias dentro de galerias de lojas do Grupo Big. “Desta maneira, a atuação do varejo alimentar no segmento farmacêutico teve um impacto em seu crescimento, tendo uma representatividade atual menor que no passado”, explica a Close-Up, em nota. De acordo com dados da IQVIA, em número de lojas, a participação atual é de 0,54%. São 460 farmácias de grupos supermercadistas ativas no Brasil.
Fonte: GiroNews