Os empreendedores brasileiros do e-commerce estão de olho no exterior. No entanto, a infraestrutura precária do país atrapalha sua competitividade. A opinião é de Xavier Aguirre, gerente do eBay para a América Latina. O mexicano foi uma das estrelas do primeiro dia da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, evento que começou neste sábado (7/4) e vai até terça-feira (10/4).
Em entrevista exclusiva a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Aguirre falou sobre o foco crescente dos e-commerces brasileiros no mercado externo, das dificuldades para essa internacionalização e do trabalho do eBay para se tornar mais relevante por aqui.
De acordo com Aguirre, os empreendedores brasileiros buscam mais o mercado externo que em outros tempos. “Por mais que seja grande o mercado brasileiro, o empreendedor vai atingir bilhões de pessoas se vender seus produtos para fora. E quanto mais clientes houver, melhor”, afirma.
Apesar dessa mudança de mentalidade, Aguirre reconhece que alguns problemas impedem que as lojas virtuais brasileiras sejam mais competitivas.
“O grande problema está no envio dos produtos para fora. Os e-commerces brasileiros têm duas opções de entrega: usar transportadoras, que são caras, ou despachar pelos Correios, que são ineficientes. De uma forma ou de outra, fica mais difícil competir com países com uma infraestrutura mais desenvolvida”, diz.
eBay no Brasil
Uma alternativa para aumentar a competitividade, de acordo com Aguirre, é tentar negociar melhores preços com transportadoras privadas. Um dos objetivos da visita do executivo ao Brasil, inclusive, é começar a firmar parcerias entre os serviços locais e o eBay. “Nós estamos começando um diálogo com o ecossistema local e com o Sebrae, para tentar melhores condições de transporte”, afirma o mexicano.
Atualmente, 4 mil empreendedores brasileiros usam o eBay para vender produtos pela internet. É o país da América Latina com o maior número de vendedores, de acordo com a empresa.
Também segundo o eBay, 81% desses empreendedores já enviaram pedidos para mais de 10 países. Os itens mais vendidos, de acordo com o executivo, são relógios de pulso, revistas em quadrinhos e produtos de beleza. “Essa é uma informação importante. Os dois primeiros itens da lista são normalmente itens de colecionador, exclusivos, que chamam a atenção de pessoas de todo o mundo. Já o último mostra como a vaidade dos brasileiros tornou esse setor relevante globalmente”, diz.
Quando perguntado, no entanto, se considerava o número de vendedores brasileiros baixo, Aguirre reconheceu que o eBay pode ter números relevantes no país. “Estamos trabalhando para fortalecer nossa presença no Brasil”, diz.
Uma das medidas do eBay para aumentar o número de empreendedores em sua plataforma é o lançamento da eBaymag em português. Esta é uma ferramenta que traduz anúncios para diversas línguas.
“O serviço é gratuito e ajudará quem não tem familiaridade com outros idiomas a vender em vários países”, afirma. A eBaymag deve estar disponível no Brasil nas próximas semanas. “Além disso, queremos estreitar laços com o ecossistema local para ganharmos tração por aqui.”
Fonte: PEGN