A Rede Drogal inaugurou na semana passada um novo centro de distribuição em Piracicaba (SP), como parte das comemorações dos 85 anos da empresa. Com 10.200 metros quadrados e capacidade para 17 milhões de itens, o CD está localizado no Distrito Uninorte e homenageará um dos cofundadores da companhia, Paulo Afrânio Lessa.
Estruturado para atender mais de 500 PDVs – hoje a Drogal soma 190 filiais –, o novo CD concentrará os setores de logística (recebimento, armazenagem, separação, expedição e transportes) e e-commerce. São 16 docas com sistema de nivelamento, sendo oito para recebimento e a outra metade para expedição. Todas apresentam controle digital das operações, software próprio, logística reversa, automatização nos processos, estações de trabalho ergonômicas e modernos equipamentos operacionais de apoio, como esteiras, empilhadeiras elétricas patoladas e empilhadeiras elétricas retráteis.
“Do recebimento à expedição, tudo foi cuidadosamente pensado para agilizar as etapas de distribuição, evitando perdas e, principalmente, ampliando o controle de cada produto em quantidade, lote e validade”, comenta o diretor administrativo da Rede Drogal, Marcelo Cançado.
Responsável pelas obras, o diretor Thiago Cançado detalha que o CD tem como principal diferencial a possibilidade de ampliação da capacidade de armazenamento. “Nesse novo espaço, teremos mudanças expressivas nos procedimentos internos, melhor rastreabilidade dos produtos, agilidade nos processos por conta da estrutura automatizada, maior segurança e conforto para os colaboradores”, ressalta.
O executivo de TI relata que, inicialmente, os 123 colaboradores do setor passarão a trabalhar no novo espaço. “Temos uma previsão de ampliar esse contingente para 150 até o fim de 2020, levando em conta que pretendemos atingir a marca de 200 filiais. Consideramos todos os protocolos preventivos de segurança, distanciamento social e higienização”, finaliza. A previsão de início de operação é para a segunda quinzena de outubro.
Fonte: Panorama Farmacêutico