Por Milena Felix | A Via tem resultados com inovações e tecnologias implantadas no segundo trimestre de 2023. A dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, implantou uma série de melhorias tecnológicas como parte do Plano de Transformação da Companhia anunciado ao mercado. Na semana passada, as mudanças fazem parte de um conjunto de ações que tem como objetivo aprimorar a jornada de experiência do cliente, otimizar suas operações, reduzir o tempo de entrega e impulsionar as vendas.
Um dos principais pilares para essa transformação é a Omnicanalidade, que pode ser explicada por estar presente onde, quando e como o cliente quiser. Um exemplo disso é o sistema App 2.0, que está operando para tornar o atendimento ao consumidor de Casas Bahia e Ponto cada vez mais fluido.
Com a plataforma em mãos por meio de um tablet, os vendedores não precisam estar próximos a um computador para checar as melhores condições de pagamento e ofertas para os clientes. A mudança teve um impacto significativo no dia a dia da companhia, que registrou uma redução de até 30% no tempo de cada atendimento das unidades que já operam nesse formato.
Também, houve avanços de tecnologia e alavancas operacionais, que ajudam a companhia a ter mais agilidade, mais rotas, maior alcance, custos menores e melhores prazos de entrega, que refletem na experiência dos clientes.
Atualmente, 60% das lojas físicas já possuem o App 2.0 e a previsão é que até setembro de 2023 todos os estabelecimentos das marcas Casas Bahia e Ponto estejam trabalhando com o sistema. “A plataforma vem quebrando as barreiras físicas nas lojas e aperfeiçoando o atendimento ao consumidor que tem acesso cada vez mais rápido às nossas melhores ofertas”, explica Edson Tavares, vice-presidente de Supply Chain e Tecnologia da Via.
Outra ferramenta implantada recentemente é a busca por voz, que já atuou em mais de 200 mil consultas nas plataformas online e registrou uma taxa de sucesso superior a 85% em pouco mais de um mês de funcionamento. A empresa também ressalta que os clientes alfabetizados em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) têm acesso a um atendimento exclusivo online, por videochamada.
A Via também utiliza modelos de inteligência artificial integrados à gestão de relacionamento ao cliente, e colheu resultados expressivos no último trimestre. Com a ajuda da automação, a empresa registrou um aumento de 27% em suas campanhas de Next Best Offer (NBO), entre outros avanços.
A tecnologia também está presente na jornada do consumidor. Com 94% de sucesso no login por biometria, são mais de 200 mil clientes cadastrados no login social via Facebook e acréscimo de 8% na taxa de conversão por causa da home simplificada do site da Casas Bahia.
Fonte: Central do Varejo