Por Felipe Laurence | O Dia teve prejuízo de 30 milhões de euros em 2023, reduzindo perdas em 75,6% na comparação anual. A rede de supermercados espanhola somou receitas de 6,75 bilhões de euros entre janeiro e dezembro, queda de 7,2% sobre o mesmo período de 2022.
A companhia destaca que a redução no prejuízo se deu pelo fim do processo de reestruturação das suas operações na Espanha e Argentina, além da venda dos negócios em Portugal e de hipermercados.
No Brasil, as operações do Dia tiveram prejuízo de 154 milhões de euros no ano passado, ante perdas de 72 milhões de euros há um ano, e as vendas chegaram a 728 milhões de euros. A companhia terminou 2023 com 590 lojas no país, fechando 18 pontos em um ano.
“Nossas operações no Brasil sofreram com uma deterioração nos resultados financeiros, afetados pelo contexto de mercado altamente competitivo, o que levou a iniciativas promocionais”, afirma a companhia.
A empresa diz que está avaliando opções estratégicas sobre as operações no Brasil, dada a performance financeira no país, e deve tomar uma decisão ainda neste ano sobre seu futuro.
O foco em 2024 é no crescimento orgânico das operações na Espanha e Argentina, além de impulsionar performance financeira, geração de caixa e reduzir alavancagem para melhorar condições de refinanciamento de dívida em 2025.
Fonte: Valor Econômico