Você sabia que para definir a melhor estratégia de marketing para sua empresa é essencial conhecer a persona de sua marca? É necessário que você conheça em detalhes quem é o seu cliente, o que ele procura e quais são os seus hábitos. Além disso, analisar seu comportamento e, no final, conseguir identificar qual o perfil de consumo.
Ter essas informações permite moldar os canais de vendas às expectativas dos clientes. Dessa forma, é possível garantir o interesse na empresa e no que ela pode oferecer. O ato de conseguir administrar essas informações do seu cliente chama-se CRM – Customer Relationship Management. Este é o melhor meio de conquistar maiores taxas de conversão de vendas.
Cross Channel e Multi Channel
Criar a fusão correta de dados sobre seu cliente é o que está por trás de uma marca de sucesso com as tendências que estão em alta: o Cross Channel. O mercado está mudando e suas estratégias também. Há pouco tempo o método de conquista do público-alvo era estar em todos os lugares. Esse mecanismo chama-se Multi Channel, que ainda é usado em muitas instituições. Ele segue, no entanto, o padrão de “junto e misturado”.
Uma explicação fácil é imaginar um consumidor que se interessa por um anúncio patrocinado em alguma mídia social. O potencial cliente ‘dá um clique’ e cai direto no site da empresa. Ele se interessa por itens e começa a colocá-los no carrinho, mas não fecha a compra, necessariamente. Saber por que isso acontece é essencial. Por isso, o segredo está em analisar o tracking da melhor forma.
Na maioria das vezes, a melhor maneira de evitar que os itens fiquem abandonados no carrinho de compras online é misturar os canais de comunicação, fazendo com um seja complemento do outro e atendam o objetivo do consumidor como solução de vendas. Esse é o Cross Channel.
Cross Channel na prática
Um case de sucesso dessa estratégia no Brasil é o da Amaro. A startup criou seus guideshops – ideia em que o cliente experimenta os produtos em uma loja, mas o recebe em casa. O conceito é ágil: ao sair da fábrica, as peças de roupas já vão direto para os guideshops ou ao e-commerce. E além da compra ser rápida e simples, a devolução também é.
É uma ação genial que a marca fez no ano de 2018, durante a Black Friday. A Amaro fez uma live em seu Instagram, de madrugada, no qual aconteceu um leilão ao vivo com produtos que estavam com desconto. Então, os clientes podiam, em tempo real, interagir com o perfil da empresa e dizer o valor que gostariam de pagar por cada peça.
O mercado com o Cross Channel evoluiu ainda mais. Agora, o consumidor pode conhecer um produto por um catálogo físico e pesquisar mais sobre ele online. Pode também escolher se prefere comprá-lo pela internet, em uma loja física ou até receber em casa em pouco tempo por aplicativo terceirizado.
Identidade da marca
Mas sempre há um porém. Para que os clientes e a empresa tenham um relacionamento verdadeiro através do Cross Channel, é preciso seguir esta dica: a identidade de uma marca deve estar representada da mesma maneira em todos os canais.
É essencial que haja o reconhecimento automático da marca pelo cliente logo quando ele entrar na loja física, por exemplo. Dessa forma, a identidade deve ser mantida para que a credibilidade não se perca e essa conexão de canais seja instantânea entre o vendedor, o catálogo, o site, os anúncios etc.
Sabe por que essa compatibilidade de canais deve ser mantida? Porque quando o cliente se conecta com o meio em que ele está acostumado as chances de conversão são maiores. Resumindo: a taxa de vendas é maior quando a empresa se faz presente onde está seu público-alvo. Isso sem perder sua identidade, podendo estar em vários locais diferentes.
Preferências do consumidor
Vivemos uma época em que a maioria dos consumidores optam por realizar compras online, sem interação com vendedores. Mas ainda há um grupo de clientes que checam as informações em lojas físicas. Alguns exemplos de empresas que passam por isso: Americanas, Saraiva, Extra e diversas outras varejistas.
A venda direta, tradicional porta-a-porta através de catálogos, também conta com a estratégia Cross Channel.
E não para por aí. O Cross Channel também é representado por campanhas publicitárias. Há pesquisas que indicam que consumidores que vêem anúncios em vários canais – e não se incomodam – possuem taxa de conversão 24% maior do que aqueles que vêem a propaganda por apenas uma mídia.
Fonte: E-Commerce Brasil