Na era digital, a internet, as redes sociais e o e-commerce influenciam, cada dia mais, a forma de compra e interação do consumidor com as marcas. A pesquisa Connected Life, da Kantar, revela a influência da tecnologia na compra de produtos de higiene pessoal e cosméticos. Segundo o levantamento, 59% dos brasileiros buscam produtos desse segmento na internet mais de uma vez por semana.
Desse total, 28% compram, efetivamente, online. Em relação à penetração nas redes, os brasileiros aparecem com 71%, em comparação à media de 55% do público mundial.
Compra off-line
De acordo com o estudo, muitos consumidores pesquisam online para realizar, posteriormente, a compra offline. Luciana Piedemonte, diretora de Marca e E-commerce da Kantar, afirma que a presença de campanhas no meio digital influencia o usuário.
“Por mais que a compra online ainda seja pequena, a presença no ambiente digital, com campanhas, nas redes sociais ou mesmo no e-commerce, são fundamentais para todas as marcas, já que esta exerce grande impacto na compra, independentemente de onde ela é finalizada (online ou off-line)”, explica.
As categorias com maior índice de interesse do consumidor são cosméticos para cabelo, com 44%, produtos para pele, 40%, e para cuidado facial, com 36% das respostas dos entrevistados. Cosméticos e perfumes também aparecem como preferência de 32% e 33% dos brasileiros, respectivamente.
Fonte: Novarejo