De um lado, consumidores ávidos por aproveitar seus smartphones como poderosas ferramentas de compra na loja física. De outro, varejistas ainda despreparados para absorver essa tendência. Esse descompasso foi uma das conclusões apontadas na mais nova pesquisa da Boston Retail Partners (BRP) com cerca de 2 mil clientes norte-americanos e executivos do varejo local.
O estudo, intitulado Special Report: In-Store Mobility, revelou que 63% dos consumidores lançam mão do celular com frequência para pesquisar atributos, preços e disponibilidade de produtos enquanto percorrem o ponto de venda – 85% adotaram esse procedimento pelo menos uma vez. Além disso, 41% informaram a intenção de ampliar a frequência de compras com apoio dessa ferramenta nos próximos 24 meses.
Em contrapartida, apenas 49% dos varejistas vislumbram a experiência digital integrada à loja física como uma das prioridades para assegurar o engajamento do cliente. Enquanto 67% dos consumidores entrevistados indicaram que cupons de descontos e benefícios online são determinantes para a decisão de compra, 57% dos gestores oferecem essas promoções.
“À medida que os clientes se tornam mais confortáveis em explorar a tecnologia móvel e checar informações por conta própria, os varejistas precisam ser mais ágeis para acompanhar esse grau de conhecimento”, admite Marty Whitmore, vice-presidente sênior da BRP.
Fonte: Panorama Farmacêutico