Atualmente com 23 lockers instalados em três cidades, estatal quer ampliar teste para 150 unidades nos próximos 12 meses
Por Redação
Os Correios têm investido no projeto de lockers, armários para guarda-volumes de encomendas, desde o segundo semestre de 2020. Atualmente, são 23 lockers entre Rio de Janeiro (15), Brasília (6) e São Paulo (2) e a expectativa é de expansão. “Nosso cronograma prevê a implantação de 150 equipamentos, até o primeiro semestre de 2022”, revela a estatal, com exclusividade ao Jornal Giro News. De acordo com os Correios, os principais fatores que levaram a investir nesse sistema foram a melhoria da experiência do usuário e o fornecimento de novos canais de atendimento, além de proporcionar alternativas de retirada de encomendas com maior comodidade e conveniência e a universalização dos serviços postais para usuários com dificuldade de endereçamento.
Auxílio a Pequenas Empresas
Além dos lockers, a estatal possui outros serviços voltados a empreendedores do e-commerce. “A pandemia mudou o perfil de consumo da população, que identificou nas compras online formas de atender até mesmo suas necessidades básicas de consumo. Os Correios aceleraram o desenvolvimento do seu ecossistema de soluções para o comércio eletrônico que apoiam o consumidor final e diferentes perfis de empresas, do pequeno vendedor iniciante a grandes players.” O programa AproxiME, por exemplo, auxilia pequenas e médias empresas visando a entrada de comerciantes no universo do e-commerce. Outras soluções para as vendas online são entregas no vizinho, envio econômico de pequenos objetos e Clique e Retire.
Crescimento no E-commerce
A representatividade do e-commerce evoluiu relevantemente desde 2020. Segundo os Correios, este crescimento foi viabilizado pelo planejamento que já havia sido feito há alguns anos, considerando as expectativas de crescimento das vendas online. Para o futuro, a expectativa é que a participação do e-commerce cresça. “Entendemos que o comércio eletrônico ainda tem muito potencial para crescimento no país, especialmente quando observamos a participação das vendas online sobre varejo em outros países em que a modalidade já está mais madura.” De acordo com os Correios, em breve, serão apresentadas novas soluções ao mercado.
Fonte: GiroNews