No Brasil, a campanha tem se destinado principalmente à melhoria dos procedimentos operacionais, incluindo o descarte de frutas e hortaliças
Por
Como parte de uma das iniciativas de enfrentamento à Perda e Desperdício de Alimentos, a Cencosud definiu a implantação do seu programa regional de Resgate de Alimentos. A ação tem como foco quatro eixos: a Eficiência Interna (compras, logística, transporte e manuseio), a Doação, o Descarte Final e o Consumo Responsável. O objetivo é consolidar e implementar as melhores práticas nessas áreas, de forma independente e com diferentes graus de progresso.
No Brasil, a campanha tem se destinado principalmente à melhoria dos procedimentos operacionais, incluindo o descarte de frutas e hortaliças, geralmente danificadas durante o transporte.
Em 2020 foram doadas 94 toneladas de alimentos e itens de higiene, beneficiando mais de 92 mil pessoas. Em outros países da América Latina, a empresa também conquistou resultados positivos nos resgates de produtos. Um deles foi na Argentina, onde foram resgatados mais de 500 toneladas de produtos; na Colômbia (87 toneladas) e no Chile (24 toneladas).
“Com esse tipo de iniciativa e a escala que a Cencosud tem na região, esperamos fazer uma contribuição relevante para quem mais precisa, em todos os países onde estamos presentes. Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo em diferentes frentes e com o apoio de toda a empresa”, explica Marisol Fernández, gerente relação com investidores e sustentabilidade da Cencosud.
Como funciona?
O primeiro eixo deste compromisso, Eficiência Interna, visa adequar as estimativas de demanda com vistas à redução de desperdícios, bem como os processos logísticos e de manuseio para melhorar a disponibilidade de alimentos. O segundo foco é estabelecer alianças com organizações para gerenciar as doações e alcançar o maior número possível de grupos vulneráveis. Depois disso, o terceiro pilar, que é o Descarte Final, buscará a correta gestão dos produtos a fim de evitar que o destino final sejam os aterros sanitários. Por fim, o Consumo Responsável busca promover os hábitos de consumo entre os clientes para a redução de resíduos orgânicos.
Além disso, as próximas ações da rede serão focadas em estabelecer métricas comuns em cada um dos mercados para que seja apresentado o compromisso do Cencosud com metas concretas, que permitam evitar e reduzir a perda ou o desperdício de alimentos, por meio de uma gestão social e ambientalmente responsável.
Fonte: SuperVarejo