Por Gustavo Bianch
Em conversa com jornalistas na tarde desta sexta-feira (12), a Via (VIIA3) analisou com otimismo seus resultados neste segundo trimestre (2T22), com a esperança de que até o último quarto do ano a companhia possa fechar o ano no positivo.
A empresa divulgou um lucro líquido contábil de R$ 6 milhões no 2T22. Embora tenha superado as expectativas dos analistas, que projetavam um balanço negativo, o resultado de Via deste trimestre mostrou uma piora de 95,5% na comparação anual. Mas a varejista argumenta ter boas razões para estimar um desempenho operacional mais vigoroso e avançar nos indicadores.
Avanço das lojas físicas de Via (VIIA3)
Um dos pilares do lucro líquido da empresa veio das lojas físicas. A empresa explica que “neste segundo trimestre a loja física ganhou prioridade, incluindo a figura do vendedor online que atua nas lojas virtuais”. Mesmo assim, em seu e-commerce, houve um decréscimo de 22,0% na receita das vendas online, apesar do avanço de 13,4% na receita das lojas físicas.
A Via acredita que, mesmo com queda de vendas no segmento online, pelo programa “compra e confia”, a empresa vê ganho de marketshare. “O mercado está muito desafiador, mas seguimos com a sequência de inauguração de lojas das Casas Bahia“, disse a empresa em entrevista aos jornalistas.
Para enfrentar a concorrência e seguir forte no decorrer do ano, a Via optou por inaugurar lojas físicas em várias partes do Brasil. Só este ano já foram 34 inaugurações. “O plano é fechar o ano com 70 a 75 novas lojas”, afirma a companhia.
“O Brasil ainda gosta muito da loja física. A empresa acredita que o consumidor é híbrido, entre o online e a loja física”, declarou a VIIA3 aos jornalistas. Na visão da empresa, seu maior diferencial é possuir o vendedor online, que pode dar a assistência ao consumidor no ambiente digital.
Inadimplência e geração de caixa
Além do maior volume de vendas nas lojas físicas, a Via ressaltou a redução da inadimplência de seus clientes. No quarto trimestre de 2021, a empresa alega ter feito ajustes em sua estratégia de crédito com foco em crescimento de produção e queda em inadimplência. Em sua visão, os números atuais mostram que deu certo.
Reforçando seu argumento, VIIA3 afirma que a inadimplência e a dívida média do brasileiro está mais em cartão do que nos produtos parcelados.
De igual modo, a companhia acredita que fez um bom trabalho de geração de caixa neste 2T2022. A empresa explicou ter melhorado um processo interno de racionalização de estoque, com “muita atenção nos prazos de cobertura de fornecedores”, afirma.
Perspectivas positivas daqui para frente
Sobre as perspectivas para os próximos meses, Via analisa que o Auxílio Brasil com o novo valor de R$ 600 reais deve impactar positivamente o varejo, principalmente no quatro trimestre. “O que a gente viu na primeira onda do auxílio emergencial foi muito usado para pagar dívidas e supermercado, para depois impactar no varejo”, argumenta a empresa.
Deste modo, principalmente para o quarto trimestre, a varejista espera resultados ainda maiores. “Estamos ‘cautelosamente otimistas’ para este segundo semestre, com Copa do Mundo, Black Friday, Natal e ampliação da cobertura 5G. Estamos bem preparados para essas sazonalidades”, finalizou a empresa.
Cotação de Via (VIIA3) na bolsa
Tudo indica que os investidores gostaram dos resultados de Via (VIIA3). Com uma das maiores valorizações da B3 até o momento, as ações da empresa fecharam em alta de 14,70%, a R$ 3,18.
Fonte: Suno