Grupo inaugurou 17 lojas da bandeira Carrefour Express no 1º semestre e já soma 87 unidades. Companhia lançará e-commerce de alimentos.
“As aberturas de lojas serão principalmente concentradas na bandeira Atacadão, com número de novas operações em linha com os anos anterireos, e na bandeira Express, com aceleração das inaugurações no 2º semestre”, disse o executivo ao comentar os resultados do 1º semestre.
Em sua primeira apresentação de resultados após a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) feita em julho, a companhia reportou um crescimento de 10,4% nas vendas brutas na comparação anual, excluindo o segmento gasolina, impulsionado sobretudo pelos investimentos em expansão de lojas. No conceito mesmas lojas, o aumento das vendas foi de 4,5%. Já o lucro líquido caiu 3,4% no 2º trimestre, para R$ 299 milhões.
O grupo terminou junho com 588 lojas no Brasil, incluindo atacado, hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, drogarias e postos de gasolina. Em 12 meses, foram inauguradas 65 novas lojas.
O Carrefour informou que os investimentos no 2º semestre no Brasil somaram R$ 507 milhões, uma alta de 20,5% sobre o mesmo período do ano anterior, dos quais 42% foi gasto em abertura de novas lojas e 29% em reformas.
Apesar da forte expansão no segmento de lojas de conveniência, a bandeira Atacadão continua sendo a principal operação do grupo no Brasil, representando mais de 65% da receita bruta.
Comércio eletrônico
O Carrefour anunciou também que planeja lançar no 3º trimestre uma operação de comércio eletrônico de alimentos, “operada inicialmente em São Paulo”, além de um programa de ofertas e descontos personalizados para clientes, seguindo movimento já em execção pelo grupo rival Pão de Açúcar.
Segundo a companhia, a abertura de capital na bolsa brasileira permitiu uma redução em R$ 3 bilhões da dívida financeira do Carrefour Brasil, para R$ 3,1 bilhões. Com a ofetra de ações, o grupo levantou R$ 5,1 bilhões, no maior IPO do Brasil desde 2013.
Segundo os executivos do grupo, o Carrefour Brasil vai procurar manter algum equilíbrio entre a competitividade de preços e margens saudáveis para ganhar participação de mercado.
Fonte: G1