Por volta do meio dia da quinta-feira, um caminhão de entrega adornados com luz néon foi estacionado perto de uma loja Whole Foods em Nova York. Parecia pertencer a um circo ou um food truck de algum evento, exceto que em vez de vender fortunas ou algodão doce, estavam vendendo fogões Anova Sous Vide que se conectam por Bluetooth por U$ 124,99, um desconto de 37%.
A única maneira de obter esse fogão a esse preço era comprando através do aplicativo da Amazon antes de retirá-lo do caminhão no mesmo dia, antes do estoque limitado acabar.
O itinerante “Treasure Truck” é o último sinal de que a Amazon e outros varejistas puramente online provavelmente não podem maximizar seu crescimento sem algum tipo de presença física.
Originalmente lançado na cidade natal da Amazon (Seattle) em fevereiro de 2016, a Amazon obteve uma patente para o “design ornamental” do caminhão em janeiro, e vem se expandindo rapidamente desde então.
O conceito foi espalhado então para as cidades de Atlanta e Chicago e, mais recentemente, para Nova York e San Francisco totalizando um numero de 25 cidades dos EUA, com caminhões projetados para cada cidade com diferentes toques locais.
Os consumidores inscrevem-se para receber mensagens SMS e serem notificados de que acontecerá um evento com desconto nesse dia em sua cidade – qualquer coisa desde atum Ahi e salmão selvagem do Alaska até consoles de jogos Super NES e juicers Vitamix – e que pode ser comprado pelo aplicativo Amazon antecipadamente e depois apenas pegar no Caminhão itinerante no momento e na localização que eles selecionaram.
A venda de um item de cada vez não vai diminuir as vendas da Amazon, mas pode adicionar alguns truques para o gigante de Seattle.
Por um lado, ter compradores pegando suas compras no caminhão atinge o objetivo da entrega “same-day delivery” sem o custo pesado de envio “last-mile”.
A tática de “caça ao tesouro de estoque limitado e de tempo limitado” também aumenta o quociente de um jeito divertido para a Amazon, que se tornou um gigante para indicadores como preço, serviço, seleção e transporte rápido, mas não por diversão. (O rival online eBay, na sua campanha de marketing “Preencha o seu carrinho com cores” este ano, alfinetou um pouco a Amazon quando perguntou: “Quando as compras se tornaram tão bege?”)
E o elemento da surpresa bate no apelo de varejistas como TJ Maxx e Costco, com seu ambiente de caça ao tesouro. De fato, na página do caminhão do tesouro da Amazon, um banner levou a esse famoso acrônimo de chamada de ação ao consumidor, “FOMO”, ou medo de perder (Fear OF Missing Out). A Amazon descreveu o conceito como “uma maneira totalmente nova de comprar” com ele.
Para todas as diferentes opções de “comprar e coletar” que os varejistas testaram, os caminhões de tesouro são um novo toque, e ainda outra inovação na batalha cada vez mais criativa dos varejistas para criar maneiras cada vez mais inovadoras para entregar os produtos nas mãos dos consumidores.
Gráfico
Na recente earning call da Amazon, o diretor financeiro Brian Olsavsky, sem mencionar o caminhão do tesouro, disse que a Amazon está “experimentando com muitos formatos” na frente de lojas físicas após a compra da Whole Foods em agosto.
Na verdade, o Treasure Truck pode fazer duplo dever, ajudando a direcionar o tráfego para as lojas Whole Foods. A promoção de quinta-feira envolveu o estacionamento de caminhões em diferentes locais próximos à Whole Foods de Nova York e transeuntes curiosos receberam não apenas adesivos, mas também folhetos com uma receita de lombo de porco promovendo um desconto no lombo de porco dentro da loja.
Esse e outros movimentos da Amazon provavelmente só irão acelerar a próxima temporada de férias. Morgan Stanley, em um relatório desta semana, estimou que a Amazon sozinha será responsável pela metade do crescimento geral das vendas no varejo dos EUA e verá que a participação no quarto trimestre das vendas on-line nos EUA aumentará para 35% este ano, ante 30% no mesmo período do ano passado .
O Caminhão do Tesouro também pode ajudar a Amazon a superar a concorrência e acelerar a taxa de downloads de aplicativos nos smartphones. Nos primeiros nove meses deste ano, os downloads do aplicativo da Amazon aumentaram 10% para 21,8 milhões, 2,4 vezes os downloads da Walmart, o rival mais próximo dessa métrica, de acordo com o relatório.
Fonte: E-Commerce Brasil