O cenário de inadimplência dos lojistas da BRMalls continuará desafiador no curto prazo, afirmou Ruy Kameyama, diretor-presidente, em teleconferência com analistas nesta quinta-feira (16).
A companhia administra 44 shoppings no país, entre eles, o Villa-Lobos, o Metrô Santa Cruz e o Jardim Sul, todos em São Paulo.
No terceiro trimestre, o nível de pagamentos com atraso de 30 dias foi de 9,5%, aumento de 0,2 ponto percentual na comparação anual, mas redução de 1,3 ponto percentual ante o período imediatamente anterior.
No período, a empresa registrou aumento na provisão de crédito para liquidação duvidosa de R$ 55,4 milhões, reflexo da dificuldade para receber parcelas de acordos de confissão de dívida no valor de R$ 34,2 milhões, o que ocasionou uma baixa no saldo do contas a receber de confissão de dívida.
A inadimplência líquida atingiu 1,7%, melhora de 2 pontos percentuais no indicador em relação ao ano passado e em linha com o observado entre abril e junho deste ano. O executivo disse que a empresa segue empenhada em reduzir a inadimplência, sendo que a estratégia envolve concessão de descontos temporários e saída de lojistas inadimplentes, fator que poderá afetar a receita no curto prazo.
“Estamos confiantes que essa estratégia comercial vai proporcionar a recomposição da taxa de ocupação com lojistas de melhor desempenho, um crescimento de receita e uma redução gradual dos descontos nos próximos trimestres. A saúde do lojista está [em situação] delicada, tanto que não conseguimos dizer em qual volume a inadimplência vai cair, mas observamos melhora a partir do segundo trimestre deste ano”, disse disse Kameyama, que aposta em uma melhora a partir da metade de 2018.
Segundo o diretor-presidente da maior administradora de shoppings do país, o aluguel médio — ou leasing spread, que compara o aluguel médio do novo contrato e o último faturado do contrato antigo para o mesmo espaço — deverá melhorar nos próximos trimestres. Ele disse que a empresa está na direção certa para montar uma carteira saudável de lojistas.
Venda de participação
Segundo Kameyama, a BRMalls iniciou as conversas com interessados em comprar participações em alguns de seus shopping centers.
“Iniciamos as tratativas com grupos interessados, em linha com a estratégia da companhia de concentrar esforços nas participações nos shoppings com maior participação no nosso portfólio”, afirmou.
Cuiabá e reformas
O Estação Cuiabá deve ser inaugurado no quarto trimestre de 2018, disse o executivo. No fim de setembro, o empreendimento estava com 82,1% da Área Bruta Locável (ABL) comercializada.
O complexo de compras, que a BRMalls possui participação de 75%, terá 46,9 mil metros quadrados de ABL.
Segundo Kameyama, no ano que vem, a companhia iniciará a reforma do NorteShopping, Villa-Lobos, Tijuca, Plaza Niterói e Center Uberlândia para aumentar a competividade desses empreendimentos. Os investimentos não foram relevados, mas a previsão é concluir as obras entre 2019 e 2020.
“Esta é a primeira onda de revitalização do portfólio da companhia, sendo que, além desses, outros terão reformas pontuais nas fachadas e nas praças de alimentação”, afirmou.
Na noite de terça-feira (14), a BRMalls informou ter fechado o terceiro trimestre ano com lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 1,8 milhão, queda de 95% em relação ao ganho de R$ 35,5 milhões apurado no mesmo intervalo de 2016. A receita líquida da companhia caiu 2% na mesma base de comparação, totalizando R$ 301,9 milhões.
Fonte: Valor Econômico
Fonte: Valor Econômico