A BRMalls, maior companhia de shopping centers do Brasil, informou em teleconferência para analistas de mercado, que espera melhora na receita com aluguéis a partir do terceiro trimestre, com a redução de descontos para lojistas. Frederico Villa, diretor financeiro e de relações com investidores da BRMalls, disse que o desempenho da empresa foi impactado no segundo trimestre por uma maior concessão de descontos, pontuais e temporários para lojistas com dificuldades financeiras.
“A companhia concedeu descontos pontuais de até três meses para empresas com dificuldades financeiras, mas que a companhia vê como parceiros que estarão conosco no longo prazo”, afirmou Villa. O executivo acrescentou que essa medida ajudou a reduzir o nível de inadimplência da companhia e que a perspectiva é normalizar a cobrança dos aluguéis nos próximos meses. “Junho foi mais positivo que abril e maio, com recuo na inadimplência e retorno das vendas. Vejo sinais de melhoria no consumo nos próximos meses”, acrescentou o executivo.
A BRMalls apresentou no segundo trimestre uma queda de 4,2% na receita líquida, para R$ 321,7 milhões, já excluindo a participação dos shoppings vendidos nos últimos 12 meses. A inadimplência líquida chegou a 4,8%, com alta de 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2015. O indicador de pagamentos em atraso (30 dias) atingiu 8,9%.
Villa disse ainda que a companhia manterá no terceiro trimestre a sua estratégia de desalavancar as dívidas. “A companhia entende que no terceiro trimestre será possível uma redução na taxa básica de juros (Selic), o que vai deixar a economia mais leve e trazer uma redução substancial nas despesas de juros no quarto trimestre”, afirmou. Ele disse que espera uma redução de 1 ponto percentual na taxa.
Em relação a compras, a companhia informou que avalia ativos, mas que não poderia dar detalhes se pretende fazer aquisições no segundo semestre ou não. A receita bruta de shoppings adquiridos chegou a R$ 197,9 milhões no segundo trimestre, 8,7% acima da receita obtida no segundo trimestre do ano passado com novas aquisições.
A BRMalls detém participação em 45 shoppings, somando 1,6 milhão de metros quadrados de área bruta locável (ABL) e 957,9 mil m² de ABL próprio.