Por Mariana Murara Fagundes | Com a descentralização da estrutura, o Boticário adotou o AppSheet do Google, uma solução que permite que os funcionários criem seus próprios aplicativos, mesmo que não saibam desenvolver.
Até o momento, os times do grupo já desenvolveram mais de 100 soluções por meio da ferramenta. Um exemplo é o sistema feito pelo setor de Recursos Humanos, que centraliza a base de dados de ciclos de aumentos, promoções e bônus anuais de funcionários.
A solução calcula informações automaticamente, como a distribuição salarial de cada equipe e seu nível de equidade salarial.
Pelos últimos projetos do Grupo, dá para perceber que o foco está grande em tecnologia. Em setembro, a empresa anunciou que devia contratar 400 funcionários para sua área de tecnologia até o final deste ano, chegando a um total de 3 mil.
“A gente decidiu deixar de ser uma empresa que utilizava tecnologia para ser uma empresa que constrói tecnologia. Ao fazer isso, começamos a trazer uma série de novos perfis de profissionais para o nosso time. Desenvolvedores, product managers, cientistas de dados, engenheiros de dados, designers. Pessoas que conseguem identificar um problema, propor uma solução e construir essa solução”, explica Renato Pedigoni, CTO da companhia.
O Boticário é hoje a maior franqueadora do Brasil. São mais de 850 franqueados, duas fábricas — em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA) —, além de quatro centros de distribuição.
Além do nome principal, as franquias do grupo incluem as marcas Eudora, Quem disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, Eume e Beleza na Web. A empresa possui mais de 4 mil pontos de venda no Brasil e presença em mais de 50 países, com 15 mil empregos diretos.
Em 2022, as vendas totais (GMV) do Grupo ultrapassaram R$ 23,6 bilhões, alta de 31% em relação a 2021 e de 50% nos últimos dois anos.
Fonte: Baguete