Sem dúvida a tecnologia tem instigado o varejo a propor novos formatos para atender o consumidor. A maior rede de franquias do mundo, O Boticário, inaugurou novo conceito de loja que traz várias ferramentas tecnológicas usadas pela primeira vez em um varejo de beleza para propor ao consumidor uma experiência que promete aguçar os sentidos e criar uma maior aderência com a marca. Realidade aumentada, espelho interativo de make, sistema omni channel, pick up store e pagamento com celular são algumas dessas tecnologias implantadas no Boticário Lab, loja interativa já em atendimento no Shopping Pátio Batel, em Curitiba.
Por enquanto, o novo formato não tem previsão de ser implantado em outro local. Porém, segundo a diretora de comunicação do Boticário, Cristiane Irigon, a marca está sempre atenta às oportunidades de mercado e busca criar novas experiências de varejo aos consumidores de todo o país. “Expandir esse projeto para outras praças é uma possibilidade futura. Por enquanto, vamos observar como o consumidor interage com esta primeira loja”, confirma. Para a rede, o Boticário Lab é mais do que uma loja-conceito, mas um novo conceito de loja, já que proporciona experiências imersivas, produtos e serviços exclusivos e tecnologias que facilitam o acesso aos produtos de forma customizada. Por exemplo, os membros do Clube Viva podem ter atendimento personalizado e direcionado às suas preferências, por conta das informações pessoais já retidas pelo uso da tecnologia.
Celebrando os 42 anos da marca, completados no mês de março, o Boticário Lab é um marco na caminhada e foi implantado em Curitiba para valorizar as origens do negócio. Para o vice-presidente de Franquias do Grupo Boticário, André Farber, há um empenho em ressignificar a experiência do consumidor nas lojas. “O Boticário Lab é a materialização dessa intenção. A ideia é abastecer esse espaço único com muito storytelling dos segredinhos dos nossos produtos, oferecendo uma experiência personalizada da marca para os nossos consumidores”, enfatiza. Para criar a atmosfera inovadora o projeto da loja foi assinado pelo escritório be.bo, de Bel Lobo e Bob Neri, que usa customização, exclusividade, experiência e premiunização. Na linha dos produtos premium, somente nessa loja é possível comprar cinco novas versões da perfumaria premium 214. Expandir esse projeto para outras praças é uma possibilidade futura. Por enquanto, vamos observar como o consumidor interage com esta primeira loja
Diferenciais
O projeto traz outros diferenciais para a construção do conceito. Um dos destaques é o ambiente destinado aos momentos importantes vividos pela marca, com exposição de objetos originais do acervo. Novidade, também, é a sustentabilidade sendo exercida no espaço. Como o uso de mobiliário modular que exige menos intervenções com obras civis, o que reduz a produção de resíduos. Também a madeira usada ter certificação FSC, iluminação em LED e o uso de vidro reciclado na confecção de itens que decoram o espaço – do recolhimento pós-consumo. “A busca por uma operação mais sustentável é constante. As lojas são o nosso principal ponto de contato com o consumidor. Por isso, elas têm um papel fundamental nesse processo, não apenas para a marca, mas para a mobilização da sociedade como um todo. Para nós, isso determina o papel do Boticário no mundo”, completa Farber.
Para a diretora de comunicação, as lojas são os templos da marca. “Para continuar surpreendendo nossos consumidores, trabalhamos continuamente para evoluir e melhorar a experiência de marca e de compra. Hoje, o consumidor não quer mais obter a informação de forma passiva, mas totalmente interativa”, confirma. Ela enfatiza que a loja é a materialização de um estudo de longo prazo para traduzir a alquimia da marca: feita por pessoas e para pessoas. “O Boticário Lab traz códigos de sofisticação e contemporaneidade. A começar pelo layout, pensado para a jornada do consumidor que frequenta o Pátio Batel – um espaço único de compras e entretenimento, que tem todo o charme do estilo curitibano. Entendemos que um público mais exigente valoriza produtos exclusivos e serviços especiais, além de experiências de marca únicas e um atendimento personalizado. Estamos prontos para oferecer tudo isso com inovação e elegância, enfatizando a alquimia e os segredinhos da nossa marca.”
Fonte: Gazeta do Povo