A Americanas.com vai usar sua operação de venda de produtos de lojistas estrangeiros, chamada de “Americanas Mundo”, para promover o Dia do Solteiro, em 11 de novembro, no Brasil. A promoção, criada na China, é três vezes maior do que a Black Friday em todo o mundo, diz o diretor financeiro e de relações com investidores da B2W Digital, Fábio Abrate.
A “Americanas Mundo” foi lançada há sete meses. A empresa não divulga os dados separadamente, mas o marketplace como um todo — vendas nacionais e internacionais — já representa 57% do faturamento da B2W, que foi de R$ 16,2 bilhões em 12 meses até junho.
“Em março deste ano abrimos a plataforma para vendedores internacionais. Abriu-se um novo mundo de oportunidades. Essa operação de ‘cross border’ tem sete meses de vida e já comercializou 8 milhões de itens. Temos um sortimento complementar ao que já oferecíamos”, diz o executivo.
Segundo Abrate, quando a empresa chinesa Xiaomi lançou, na China, a pulseira inteligente Mi Band 4, no dia 11 de junho, foi possível oferecê-la simultaneamente aos clientes brasileiros graças a essa plataforma. “O mesmo conceito se aplica para o Dia do Solteiro. Dado que é um grande evento na China, será possível espelhar o que estará acontecendo lá no mesmo dia no Brasil. O cliente da Americanas.com vai surfar no evento quase como se estivesse na China”.
O executivo não faz uma estimativa de receita com o evento para este ano no Brasil, mas diz que o objetivo é pegar uma “carona forte” na promoção chinesa. Só as duas maiores plataformas chinesas de comércio online somaram, no Dia do Solteiro do ano passado, mais de US$ 50 bilhões em vendas.
O evento, que ocorre no dia 11 de novembro, também é conhecido na China como 11.11. A data comemorativa de estudantes chineses em oposição ao dia dos namorados acabou transformando-se no maior evento de varejo do mundo, criado em 2008 pelo grupo chinês Alibaba. O grupo chinês também vai promover a data no Brasil e em outros países neste ano.
Quando foi criado na China, apenas 27 marcas participaram do Dia do Solteiro, gerando um volume de vendas de US$ 7,8 bilhões para o Alibaba. No ano passado, com a participação de várias plataformas, as vendas da empresa chegaram a US$ 30,8 bilhões, conforme anunciado pelo Alibaba. Outras varejistas chinesas já participam da data. A JD.com, por exemplo, divulgou vendas de US$ 23 bilhões no ano passado.
“O Dia do Solteiro tem tudo para se tornar um grande evento de vendas no mês de novembro. Esse dia é um fenômeno lá fora, principalmente na China”, disse Abrate, da B2W. A empresa promete descontos de até 80%. A AliExpress, controlada pelo Alibaba, disse ao Valor na semana passada que fará descontos de 70% no Brasil.
O volume de vendas do 11.11 é três vezes maior do que a Black Friday, em todo o mundo, segundo Abrate. “Temos uma oportunidade muito grande de trazer esse conceito do Dia do Solteiro e fazer deste evento tão grande quanto a Black Friday no Brasil”, diz ele. Por se tratar de um evento que será feito com os vendedores chineses que participam do marketplace da B2W, a tendência, segundo a B2W, é que o Dia do Solteiro não rivalize com a Black Friday, marcada para 29 de novembro.
“Enxergamos que estes eventos têm características complementares, exatamente por conta do sortimento diferenciado. Em um primeiro momento, não vemos um processo do Dia dos Solteiros pegando carona nas vendas da Black Friday, que é mais concentrada nos vendedores locais”, diz Abrate.
Na Black Friday, as vendas são voltadas para smartphones, notebooks e TVs. Para o Dia do Solteiro, a expectativa é que as vendas sejam semelhantes ao que vem sendo observado na plataforma internacional da B2W até o momento. Nela, o valor médio das compras é de cerca de US$ 35, em produtos como pulseiras inteligentes, fones de ouvido, drones e relógios.
Fonte: Valor Econômico