Por Cristian Favaro
O Assaí continua com seu plano de expansão e a meta para este ano é inaugurar entre 25 e 28 lojas. O fluxo maior de inauguração deve acontecer no quarto trimestre, diante dos desafios em se tocar as obras na pandemia de covid-19.
“Mantemos a meta mesmo com aumento pesado no custo de construção. Algumas obras tiveram calendário influenciado pela covid-19 e vamos ter concentração de aberturas no quarto trimestre de 2021”, disse Belmiro de Figueiredo Gomes, presidente da rede.
Ele destacou que a companhia já investiu cerca de R$ 1,4 bilhão na expansão, número que deverá chegar perto dos R$ 2 bilhões até o fim do ano — parte pequena desse valor seria para manutenção das lojas já existentes.
O total de lojas a ser abertas no ano vão adicionar 11,5% em área de venda do grupo. Até agora a empresa inaugurou 12 lojas, chegando assim a 196 unidades.
Para 2022, o grupo tem meta de inaugurar entre 18 e 20 lojas de forma orgânica.
“Vamos virar o ano com oito ou dez obras em construção para abertura em 2022 e combinar com projeto que anunciamos de aquisição de pontos do Extra”, disse.
O executivo lembrou que das conversões feitas em 2020 de lojas do Extra para Assaí, três delas representam hoje o melhor faturamento e melhor resultado do grupo, sinalizando assim otimismo com o futuro do negócio.
O presidente do Assaí destacou o resultado do trimestre, que segundo ele foi forte, com avanços considerados importantes na receita e lucro mesmo em um cenário adverso.
O executivo apresentou ainda um calendário acerca dos próximos passos referentes à conversão das 71 lojas de hipermercados adquiridas do Extra. Segundo ele, a ideia é que a primeira etapa da conversão, de 40 lojas, ganhe corpo em agosto de 2022.
A expectativa é que em dezembro deste ano seja assinado o contrato e a entrada das lojas ao portfólio do Assaí aconteça em janeiro de 2022. “Não temos fechado quais lojas da primeira e segunda onda. Mas vai ser em torno de 40 unidades na primeira onda, com inauguração entre junho, julho e agosto do próximo ano”, disse.
Em março de 2023, está prevista a segunda onda de conversões, com 31 lojas.
Segundo o executivo, o negócio envolvendo as lojas de hipermercados do Extra é um passo histórico para a companhia. “Vai colocar o Assaí em novo patamar de competição na busca pela liderança do mercado”, disse.
“As conversões do Extra vão dar espaço para conseguir pontos quase impossíveis tendo em vista o mercado imobiliário hoje”, disse. Ele destacou que dos 71, 63 estão em regiões bastante urbanas. Ele destacou que com o negócio o grupo irá ampliar em 50% sua área de vendas. “Elas (as lojas) nos permite estar em boa parte até muito mais perto do público PJ”, disse.
Ele explicou que o processo de conversão se dará rapidamente, já que os clientes já são familiarizados com o ponto de venda.