Rede de atacarejo promove iniciativas de conscientização entre os seus funcionários para a formação de um time plural
Por Redação
O Assaí Atacadista, no mês em que é celebrado o dia da visibilidade trans (29/01), divulga o aumento de 188% de contratação de pessoas trans em seu quadro de colaboradores, no período de um ano. A companhia, que emprega mais de 57 mil pessoas, em todo o Brasil, visa aumentar a diversidade entre seus funcionários.
A discriminação com pessoas trans (indivíduo cuja a identidade de gênero diverge do sexo físico biológico) deixam marcas que começam, muitas vezes, dentro de casa, entre a família. Isso se estende para a rua e, também, para o mercado de trabalho com a falta de oportunidades. Uma pesquisa da Fapesp, de 2020, feita com 528 trans de sete cidades do estado de São Paulo, por exemplo, indicou que apenas 13,9% das mulheres trans e travestis tinham emprego formal. Entre homens trans, a porcentagem foi de 59,4%.
Parar colaborar com o processo de cura dessa dor, o Assaí anunciou parceria com a TransEmpregos, que conecta profissionais ao mercado de trabalho. Além dessa parceria, o atacadista também conta com ações internas para seus colaboradores com o objetivo de aprofundar o tema, conscientizar e formar o time para a promoção e valorização da diversidade, dos direitos humanos e do combate a todo e qualquer tipo de discriminação e violência.
“Acredito que a formação de um time plural faz toda a diferença e traz olhares diferentes para o negócio, criando ainda um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, contribuindo ainda com iniciativas para uma sociedade mais igualitária e que respeite a todos e todas. Promover a inclusão, o diálogo respeitoso e a valorização da diversidade presente tanto em nossos clientes quanto colaboradores, proporciona um ambiente acolhedor e livre de toda e qualquer forma de preconceito e discriminação” relata Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade no Assaí Atacadista.
Em 2021, 72 colaboradores trans solicitaram crachá social no quadro da companhia, esses funcionários atuam em centros de distribuição e em mais de 60 lojas em diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Goiás, Sergipe, Mato Grosso e Paraná, dentre as mais diversas funções: operador de loja, frente de caixa, atendente, operador de empilhadeira, etc.
Natural do interior de Sergipe, Jackson Gabriel da Silva Santos é auxiliar de açougue em uma unidade do Assaí Atacadista, em Aracaju (SE). Está na empresa há quatro meses e anteriormente trabalhava em um petshop.
“Eu sempre tive o sonho de trabalhar com carteira assinada e ser aceito como eu realmente sou. Eu só precisava de um voto de confiança para dar o meu melhor. Todo dia eu dou o meu melhor. Eu vinha lutando para encontrar um emprego digno, e no dia que eu consegui a vaga no Assaí foi o dia mais incrível da minha vida. Eu realizei meu sonho de trabalhar como qualquer pessoa, em um lugar onde todos e todas me respeitam. Eu quero conseguir mais e mais e, assim como eu consegui, quero que meus colegas trans consigam também realizar seus sonhos” conta Jackson.
O Programa de Diversidade do Assaí também atua com outros quatro temas prioritários: equidade racial, equidade de gêneros, inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência e diversidade etária, além do respeito aos direitos LGBTQIA+.
Fonte: Super Varejo