A Amazon está avançando ainda mais na seara de seus parceiros de entregas, a UPS e a FedEx, ao permitir que pequenos negócios carreguem seu excedente de encomendas na estratégica “última milha” da entrega de produtos aos consumidores.
A gigante do varejo on-line anunciou nesta quinta-feira (28) que está convidando empresários a formar pequenas empresas de entrega com até 100 motoristas e uma frota entre 20 e 40 vans com logotipo da Amazon – uma iniciativa que deve ajudar a construir rapidamente sua própria rede de distribuição em todo o país.
Trata-se de um grande salto da Amazon na direção de ganhar mais controle sobre suas próprias entregas, em uma busca contínua pela construção de uma vasta rede de frete e encomendas por meio de parcerias.
A Amazon diz que precisa construir seus próprios serviços para lidar com o crescente número de pedidos on-line que a UPS, a FedEx e o Serviço Postal dos EUA não conseguem dar conta. Mais de US$ 4 de cada US$ 10 gastos on-line nos Estados Unidos saem do site da Amazon.com, e o número de suas entregas superou mais de 1 bilhão no ano passado, de acordo com estimativas de analistas.
“Há um largo crescimento na entrega de encomendas, mais do que suficiente para todos”, disse Dave Clark, vice-presidente sênior de operações mundiais da Amazon. “Precisamos construir mais de nossa própria capacidade”.
A Amazon espera que centenas de empreendedores possam se inscrever para ajudar a empresa a entregar os pacotes na chamada “última milha”, que costuma ser a parte mais cara da jornada de um pedido on-line. Os executivos da Amazon trabalham há anos na solução do quebra-cabeças de como entregar encomendas mais rápido e mais barato do que os concorrentes.
A nova iniciativa dará à gigante varejista uma presença visível nas ruas de grandes áreas metropolitanas que poderiam ajudá-la a se assemelhar às empresas que hoje são parceiras de entrega. Embora seja improvável que o novo serviço “roube” pacotes desses parceiros no futuro imediato, conseguir fazer mais entregas de seus próprios produtos já será uma vitória para a Amazon.
O número de pacotes que a Amazon precisa despachar nos Estados Unidos mais do que dobrou nos últimos cinco anos, para cerca de 1,2 bilhão de pacotes no ano passado, segundo estimativas da consultoria MWPVL International. O crescimento projetado é demais para as empresas de entrega existentes, de acordo com as pessoas familiarizadas com o assunto.
Fonte: Valor Econômico