Os dados estão em relatório da equipe de análise do BTG Pactual, com base em pesquisa realizada pela SimilarWeb. Mercado Livre e Americanas.com foram os sites que mais perderam visitantes desde que a Amazon decidiu torna-se mais agressiva no Brasil, com lançamentos de novas ações, mostram dados de relatório publicado pelo BTG Pactual nesta quinta-feira (5).
Além disso, em número de visitas mensais aos sites, a Amazon encostou no volume apurado no Magazine Luiza, e, em determinado momento, passou a varejista brasileira.
Em março, a Amazon somava 33,5 milhões de visitas à sua página na internet. Em julho, atingiu 47 milhões e em setembro, quando lançou no começo do mês o pacote de serviços do Prime, com preço de R$ 9,90 ao mês, fechou o mês com 49,2 milhões de visitantes.
O Magalu, em março, somava 43,6 milhões, em julho, 50,7 milhões e, em setembro, foi a 47,7 milhões — número menor que o apurado pela Amazon.
Os dados estão em relatório da equipe de análise do BTG Pactual, com base em pesquisa realizada pela SimilarWeb, empresa de tecnologia da informação, com sede nos Estados Unidos, que mede tráfego on-line.
Em outubro, pouco antes da Black Friday, parte dos sites perderam visitantes no país, como usualmente ocorre — Amazon caiu para 45,2 milhões de visitas naquele mês, e Magalu, para 45,6 milhões.
Black Friday + Cyber Monday
Segundo ainda o relatório do BTG Pactual, a Amazon quase empatou com a Casas Bahia, controlada pela Via Varejo, em número de visitas ao site da empresa durante a Black Friday e a Cyber Monday, no período de 27 de novembro a 2 de dezembro. Foram 16,5 milhões visitas no período na Amazon, enquanto Casas Bahia alcançou 16,8 milhões.
A Via Varejo é a maior varejista de eletrônicos do país, com vendas anuais em R$ 30 milhões, mas perdeu parte de sua força no on-line nos últimos tempos após problemas em sistemas de tecnologia identificados desde o ano passado.
O número de visitantes sinaliza nível de tráfego, mas o que determina resultados é a capacidade de conversão em vendas. Uma empresa pode ter tido queda em visitas, mas aumento de conversão, com tíquetes elevados ou de itens de alta margem, e com isso, registrar ganhos em lucro líquido.
Mesmo assim, a importância do volume de tráfego está no aumento da percepção da marca entre consumidores. Se a taxa de conversão permanece estável, o aumento do tráfego eleva as vendas.
Os números ainda mostram que, no intervalo de cerca de dois meses após o lançamento de novas estratégias locais da Amazon, em setembro, o Mercado Livre e a Americanas.com tiveram redução em número de visitas. Em agosto, antes do lançamento do pacote Prime da Amazon, o Mercado Livre somou 286 milhões de visitantes. O número caiu para quase 268 milhões em setembro e, em outubro, teve leve recuperação, para 273,8 milhões. A Americanas.com somava 115 milhões em agosto e caiu para 109,5 milhões em setembro e, em outubro, diminuiu para 99,6 milhões.
O Submarino, do mesmo grupo controlador da Americanas.com, registrou 20,9 milhões de visitas em agosto, subiu para 28,4 milhões em setembro e caiu para 21,3 milhões em outubro.
Fonte: Valor Econômico