Maior administradora de shoppings do país investe em iniciativas que transformam a experiência do consumidor criando uma integração entre o ambiente físico e digital nos shoppings
Por Aliansce Sonae
O shopping do futuro já chegou. E ele é físico e digital, simultaneamente. O consumidor quer iniciar a pesquisa na internet, visitar uma loja para conhecer o produto mais de perto, fechar a compra pelo smartphone e retirar o bem, se for o caso, no espaço físico – onde, eventualmente, pode comprar mais alguma coisa. Não há mais fronteiras no universo figital.
Esse novo ambiente do varejo já vinha se desenhando antes da pandemia, mas a crise sanitária acelerou o processo. O faturamento do e-commerce saltou 48,41% em 2021, em relação a 2020, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust e pelo Movimento Compre & Confie. Em 2020, 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online.
Em outras palavras, o novo consumidor aprendeu a utilizar os canais digitais, sem abrir mão das vantagens do espaço físico. Ele espera por um atendimento de qualidade e sem fricção de canal para canal: segundo uma pesquisa realizada por Google e Euromonitor, 41% dos consumidores valoriza a possibilidade de falar com vendedores a qualquer momento. De sua parte, as lojas identificam que o atendimento personalizado leva ao crescimento da receita em até 15%, segundo a consultoria McKinsey.
Foi em sintonia com essa tendência que a Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings do Brasil, lançou há menos de um ano a Alsotech, braço de transformação “figital” da companhia, com base em tecnologias próprias e de terceiros. A empresa, aliás, tem como sócio German Quiroga, uma das principais referências do setor e que contribuiu para a construção do atual varejo digital brasileiro.
Segundo Rafael Sales, CEO da Aliansce Sonae, a proposta da plataforma é expandir as fronteiras do mundo físico, integrando com a praticidade do ambiente digital e gerando novas experiências de consumo: “A estratégia da Alsotech é empreendedora e está conectada em criar soluções relevantes para o consumidor final e que suportem nossos lojistas nessa jornada figital. Focando em iniciativas de relacionamento, ecommerce e logística, iremos alavancar o ecossistema desenvolvendo soluções internas e também em iniciativas de inovação aberta e corporate venture capital, com investimento em startups de tecnologia que atuam em áreas essenciais à jornada digital do cliente e que tragam soluções necessárias para toda a cadeia” explica o executivo.
“Hoje temos 10 startups embarcadas na Alsotech. São iniciativas que trazem soluções para nosso ecossistema. A Box Delivery, por exemplo, é uma logtech focada no desenvolvimento de tecnologias para entrega last-mile ao consumidor final. Já Hubsell funciona como um hub de integração de mercado, atuando na conexão de lojistas às plataformas de e-commerce e marketplace, bem como na construção da melhor experiência dos nossos lojistas para vender online”, completa.
Com o compromisso de impulsionar o setor, a Alsotech investiu também no Hi Partners, fundo de venture capital do Brasil focado em retail techs, que tem unido aos seus fundadores um grande time de investidores e conselheiros de empresas de varejo, para acelerar projetos que possam apoiar a transformação digital do varejo, no que estiver relacionado à tecnologia.
Mais do que acelerar a transformação digital da Aliansce Sonae, a Alsotech se propõe a criar caminhos que possam trazer benefícios para todo o mercado. “Estamos investindo para trazer os shoppings para o futuro”, resume Rafael Sales.
Fonte: Valor Econômico