Os consumidores chineses são mais ligados aos seus smartphones do que os seus pares dos EUA. Uma startup de cadeia de supermercados na China está atenta a compradores obsessivos por smartphone.
A Hema, parcialmente financiada pelo gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba Group Holding Ltd., abriu 20 mercearias em cinco cidades nos últimos dois anos. Todos os produtos possuem códigos QR e o consumidor pode escanear o código para receber informações sobre produtos e recomendações dos itens relacionados.
O checkout é exclusivamente feito através da Alipay, o sistema de pagamento operado pela afiliada Ant Financial da Alibaba, e que os consumidores chineses utilizam esmagadoramente ao escanear seus smartphones no check-out.
De acordo com uma pesquisa recente da Ipsos, 77% dos consumidores chineses utilizam sistemas de pagamento móvel como o Alipay ou o TenPay da Tencent e o WeChat Pay. Essa foi a maior penetração dos pagamentos móveis entre todos os países na pesquisa.
Os consumidores também podem solicitar produtos pelo aplicativo móvel da Hema.
Cada loja Hema serve como um centro de fulfillment para compradores online que vivem dentro de um raio de três quilômetros (cerca de 1,5 milhas). Hema diz que pode entregar a esses consumidores em 30 minutos e não os cobra pelo envio. O varejista diz que cada loja, normalmente, recebe vários milhares de pedidos por dia, e que 70% de suas vendas são online.
“Nós não somos apenas uma mercearia. Nós operamos como uma empresa móvel “, disse uma porta-voz da Hema ao Internet Retailer. “A loja pode nos trazer muito tráfego para o nosso aplicativo, e nossas vendas aumentarão à medida que nosso aplicativo aumentam a conexão com os consumidores ao enviar recomendações de cupons e produtos”.
Os consumidores da Hema compram online uma média de 4,5 vezes por mês, e a taxa de conversão no site do e-commerce da Hema, freshhema.com, é de 35%. Ambas as métricas são muito superiores às de um varejista típico da Web, diz Hema.
As encomendas online podem ser retiradas nas lojas. E uma das lojas localizada em em Shanghai pode acomodar 500 clientes.
Fonte: E-Commerce Brasil