Companhia planeja expansões em oito unidades a curto prazo, além de novas aquisições e investimentos em startups de tecnologia
Por Gabriel Vasconcelos
No momento em que a pandemia arrefece de maneira consistente em todo o país e abre espaço à volta do consumidor ao varejo físico, a empresa de shoppings centers Aliansce Sonae projeta movimento “bem forte” de vendas no quarto trimestre do ano. A companhia também informou a investidores que planeja expansões em oito empreendimentos no curto prazo, além de novas aquisições e investimentos em startups de tecnologia da ordem de R$ 200 milhões nos próximos três anos.
O presidente da Aliansce Sonae, Rafael Sales, afirmou em teleconferência que as boas expectativas se devem à taxa de ocupação dos shoppings, que chegou a uma média de 95,8% no terceiro trimestre, “bem acima” da média do mercado. Trata-se da mesma taxa do fim de 2020, quando os shoppings reabriram ante à trégua da covid-19.
Ele disse que essa ocupação ainda tem espaço para crescer em virtude da entrada de novos lojistas: entre julho e setembro foram 125 novos contratos assinados e 337 no ano. Também conta para essa leitura a presença de “shoppings jovens” no portfólio da empresa, com potencial de crescimento. A Aliansce Sonae é dona ou tem participação em 39 emprendimento em 13 Estados de todas as regiões. A maior parte das unidades está no Rio de Janeiro (12), em São Paulo (10) e na Bahia (4).
Sales lembrou que, na média da companhia, as vendas no terceiro trimestre deste ano representaram 98% do comercializado entre julho e setembro de 2019, quando ainda não havia pandemia. Ele destacou o desempenho dos três shoppings da companhia na região Norte, nas capitais Manaus e Belém, onde o volume comercializado subiu 15% na mesma comparação.
Esse avanço contrasta com a recuperação tímida das vendas nos shoppings em São Paulo, que ficaram 10% inferiores às do mesmo período de 2019. Segundo Sales, isso se deve ao fato de que, em São Paulo, muitas empresas ainda operavam em home-office no terceiro trimestre, limitando a circulação de pessoas. Com a volta massiva do trabalho presencial, ele afirmou que o mercado local vem se recuperando em bom ritmo nos meses de outubro e novembro, o que deve impactar positivamente os resultados nos últimos três meses do ano. No Rio, as vendas do terceiro trimestre alcançaram 94% do volume registrado dois anos atrás.
No terceiro trimestre, a Aliansce Sonae indicou alta de 38,4% nas vendas totais ante igual período de 2020, atingindo R$ 3,48 bilhões, enquanto as vendas nas mesmas lojas cresceram 30% na mesma base de comparação.
Com relação a investimentos, Sales disse que a empresa continuará fazendo aquisições dentro e fora do portfólio. “Vamos continuar comprando shoppings porque o nosso business ainda é muito pouco consolidado. Diferente de empresas de shoppings em mercados superconcentrados como Chile ou alguns países da Ásia, aqui a gente tem entre 7% e 8% do mercado, o que é muito pouco. Ainda tem muito espaço para consolidar [com novas participações] dentro e fora do portfólio”, disse.
Em paralelo, a empresa planeja expansões em oito shoppings. Em quatro unidades as obras já começaram: Carioca (RJ), da Bahia (BA), Franca (SP) e Parque Dom Pedro (SP). A maior intervenção é no Shopping Taboão (SP), que terá acréscimo de 16,6 mil metros quadrados e atualmente aguarda aprovação da prefeitura local.
A empresa também tem um orçamento para investimentos em startups de tecnologia de R$ 200 milhões para os próximos três anos, o que pode ser reforçado. Um desses negócios é a participação na startup de entregas Box Delivery, que já contou com R$ 30 milhões.
Fonte: Valor Econômico