O Grupo Afeet, dono das redes de lojas de calçados Authentic Feet, Artwalk, Tennis Express e Magicfeet, fez uma revisão no seu plano de expansão para o período de 2017 a 2021. A companhia, que começou 2017 com meta de abrir 209 lojas em cinco anos, fechando o ciclo com 400 unidades, prevê agora abrir 192 lojas no período, encerrando 2021 com 367 unidades. A maior parte da ampliação será feita com um modelo de lojas menores e que demandam menos investimento dos franqueados.
Em 2017, a companhia registrou crescimento em receita próximo de 5%, chegando a R$ 400 milhões. “O ano de 2017 foi dedicado à avaliação dos modelos de lojas que temos e de definição do plano de expansão. Para 2018, o Grupo Afeet prevê crescer 15% em receita, considerando a abertura de novas lojas e a recuperação do consumo no país”, disse Salomão Salum, sócio-diretor da companhia.
O Grupo Afeet é uma empresa familiar, de capital fechado, fundada pela família Obeid. Atualmente é comandada por Salum e seu tio Adriano Obeid.
“As bandeiras do Grupo Afeet precisavam passar por uma remodelagem. E a Authentic Feet precisava expandir a operação para lojas de rua e cidades menores. Para fortalecer a marca, o grupo optou por criar a Authentic Feet Express”, afirmou Salum.
Enquanto a loja da Authentic Feet demanda investimento inicial de R$ 600 mil, para uma loja de no mínimo 60 metros quadrados, o novo modelo exige investimento de R$ 460 mil, para uma loja com, no máximo, a mesma metragem. As unidades podem ser abertas em shopping centers ou em ruas. O retorno do investimento se daria em 24 a 36 meses, disse Salum.
Na fase de reavaliação do plano de expansão, a companhia considerou que seria mais rentável converter a bandeira Tennis Express em Authentic Feet Express. O novo modelo de loja permite a venda de outros calçados de moda casual, enquanto a Tennis Express concentra-se apenas em tênis.
Das 17 unidades em operação da Tennis Express, 10 lojas foram convertidas em Authentic Feet Express em 2017. Outras cinco serão convertidas no primeiro semestre deste ano. As outras duas lojas continuarão a operar como Tennis Express. A meta da companhia é abrir 89 unidades da Authentic Feet Express até 2020.
“Também fizemos uma revitalização das três marcas principais”, disse Rodrigo Faria, diretor de expansão do Grupo Afeet. Para ele, as bandeiras atuais são complementares, com a Authentic Feet e Authentic Feet Express mais voltadas a consumidores que apreciam moda casual; a Art Walk, voltada para colecionadores de tênis; e a Magic Feet, destinada ao público infantil.
Atualmente, o Grupo Afeet possui 175 lojas em operação, sendo 77 lojas Authentic Feet, 36 lojas Artwalk, 47 lojas Magic Feet, 10 Authentic Feet Express e 5 Tennis Express. De todo esse conjunto, 18 são lojas próprias e o restante unidades de franquia. “Até 2020, a meta é ter em torno de 40 lojas próprias, além dos sites de comércio eletrônico. O restante serão unidades de franquia”, afirmou Salum.
Além da abertura de 89 lojas Authentic Feet Express, a Afeet prevê abrir 103 lojas entre unidades da Authentic Feet e da Magic Feet.
Fonte: Valor Econômico