A ABAD 2021 ATIBAIA , que aconteceu entre os dias 09 e 11 de agosto, marcou a retomada da convenção do canal indireto com presença de público. O evento, de formato híbrido, reuniu empresários do setor atacadista distribuidor e especialistas em três dias de networking e painéis recheados de informação. O grande destaque do evento foi o lançamento do marketplace do setor. O segundo painel da ABAD 2021 ATIBAIA – Avanços tecnológicos e mudanças nos hábitos de compra impulsionam o Marketplace no Brasil e no Mundo – que aconteceu entre os dias 09 e 11 de agosto, trouxe uma das mais aguardadas novidades da ABAD para o ano: o lançamento e a apresentação do Abastecebem.com.br – o marketplace do setor.
O projeto que vinha sendo desenhado e discutido desde 2020 por um comitê coordenado pelos consultores Eduardo Terra e German Queiroga, será desenvolvido pela Infracommerce, que coloca toda a sua expertise em tecnologia e serviços para e-commerce. Logo na abertura do painel, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini destacou a ampliação dos canais de vendas como um dos atrativos do Abastecebem.com.br. “Com essa ferramenta, as empresas terão mais um meio para fazer negócios.
É mais um canal para o RCA realizar suas vendas”, comentou. Ainda segundo Severini, o marketplace também representa um apoio na jornada de vendas, levando mais informação e prestação de serviço para o cliente varejista. “Quanto mais atacadistas e associados plugados ao Abastecebem.com.br mais condições a ferramenta tem de entregar o que propõe”, disse Severini. Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD
O consultor e presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, destacou que o lançamento do marketplace é um divisor de águas para o setor. “O processo digital é irreversível, a pandemia adiantou alguns anos em meses e a digitalização da jornada de compras também no atacado é uma realidade. Uma pesquisa do Sebrae, feita em agosto de 2020, mostrou que 67% dos pequenos negócios já estavam vendendo por meios digitais e que 16% dos que ainda não haviam aderido à esse meio pretendiam começar em breve”, revelou Terra.
Parceira da ABAD e desenvolvedora da plataforma, a Infracommerce, representada pelo CEO da empresa, Kai Philipp Schoppen, entregará o projeto concluído para funcionamento até o fim de 2021. “O marketplace B2B vai trazer para o cliente varejista tudo aquilo que o consumidor final busca em um marketplace B2C: conveniência, preço, informações relevantes e especializadas sobre produtos e sortimento. Estamos na segunda fase do projeto que é a construção das lojas e até o fim deste ano ele estará totalmente em funcionamento”, conta. Schoppen ainda revela que apenas no primeiro dia de Convenção já há cerca de 50 atacadistas interessados em plugar seus negócios ao Abastecebem.com.br
Por fim, a Gerente de Engajamento Setorial da GS1 Brasil, Ana Paula Maniero, falou sobre a importância de se trabalhar com dados de qualidade. “O investimento em dados deixa de ser um custo e passa a ser estratégico quando se olha para os riscos da má qualidade de dados e os impactos que o negócio sofre como um todo”, disse. Segundo ela, 80% dos varejos não estão seguros em relação aos dados de seus produtos. Parceria Ao final do painel, a ABAD e a Infracommerce fizeram a assinatura do contrato comercial que sela a parceria entre as partes para a construção da estrutura do marketplace do setor.