Parceria ocorre em modelo mais flexível, sem o pagamento de royalties ao grupo
O Grupo Pão de Açúcar já está experimentando em alguns pequenos supermercados um modelo de franquia mais flexível, que não envolve o pagamento de royalties pelo uso da marca. A parceria com os varejistas é semelhante ao que o Casino, controlador do GPA, já opera na Colômbia com o grupo Éxito.
Até então, o GPA nunca havia adotado nenhum modelo de franquias no País, mas atualmente já há dez lojas sendo experimentadas, segundo Ronaldo Iabrudi, presidente do GPA, afirmou ao jornal Valor Econômico. “Temos [o projeto de] ‘aliados’ que estamos começando com dez experiências, enquanto na Colômbia são mais de mil lojas”, afirmou Iabrudi ao Valor, sem revelar quais são e onde estão essas lojas no Brasil.
Na Colômbia, esses parceiros do Éxito usam a bandeira Surtimax, e recebem do grupo maior informações de gestão de marketing, que os ajudam a melhorar os negócios, além do fornecimento de produtos – alguns de marca própria. Não há acordo de exclusividade no fornecimento nem pagamento de royalties ao Éxito, e o benefício para a empresa é a entrada em um novo canal de vendas, com a exposição de sua marca, além do ganho de escala na negociação com fornecedores.
A iniciativa é semelhante ao que a rede Smart, do Grupo Martins, já realiza com centenas de pequenos supermercados no País. No caso do GPA, entretanto, os supermercados parceiros não usarão a sua bandeira, mas outra que ainda será definida, se o modelo for adotado definitivamente.